Siga-nos nas redes

Famalicão

Famalicão celebra centenário de Mário Cesariny durante um ano com exposições, concertos e encontros

Publicado

em

As comemorações do centenário do nascimento do escritor e pintor Mário Cesariny vão decorrer a partir de agosto e durante um ano, com a realização de várias exposições, encontros, conversas, espetáculos, concertos e edições, foi hoje anunciado.

A apresentação do programa para assinalar o centenário do poeta, pintor e um dos “grandes mestres do surrealismo português”, que nasceu em 09 de agosto de 1923, em Lisboa, e morreu em 26 de novembro de 2006, decorreu na Fundação Cupertino de Miranda (FCM), em Vila Nova de Famalicão, distrito de Braga, detentora do seu acervo pessoal, artístico e documental.

“Será um ano de celebração de um grande homem, do poeta da liberdade, de uma pessoa insubmissa, que nos inspira a todos. Será uma oportunidade para ficarmos a conhecer melhor a riqueza e a profundidade da sua obra”, sublinhou o presidente da FCM, Pedro Álvares Ribeiro.

A diretora artística, Marlene Oliveira, que é também curadora da exposição “Mário Cesariny: Em todas as ruas te encontro”, que marca o início das celebrações e que vai estar patente, entre 05 de agosto e 08 de setembro de 2024, lembrou que a FCP “é a casa” do poeta e pintor.

O artista e poeta proporcionou à Fundação Cupertino de Miranda a incorporação, por compra, doação e legado de uma grande parte da sua biblioteca e acerco artístico e documental.

As celebrações do centenário do nascimento de Mário Cesariny estendem-se a outras cidades do país e também ao estrangeiro, nomeadamente a França.

Entre 03 de outubro e 18 de fevereiro de 2024, o Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia (MAAT), em Lisboa, recebe a exposição “O castelo Surrealista”.

O Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso, em Amarante, distrito do Porto, recebe uma exposição do artista, de março a junho de 2024, enquanto, entre junho e setembro do próximo ano, será a vez do Centro de Arte Contemporânea de Coimbra.

Os encontros e conversas inseridos nas comemorações do centenário do nascimento de Cesariny arrancam em 09 de agosto, com uma entrevista a Perfecto E. Cuadrado, coordenador do Centro Português do Surrealismo, na Antena 2, e com uma sessão de poesia, por Isaque Ferreira, na Fundação Cupertino de Miranda.

Em novembro haverá, também na FCP, “conversas em torno de Mário Cesariny”, com os professores António Cândido Franco e Bernardo Pinto de Almeida.

De 23 a 26 de novembro decorre mais uma edição dos “Encontros”, iniciativa que se realiza anualmente na FCP, com o objetivo de “homenagear um dos principais representantes do surrealismo português e internacional, considerado um dos grandes nomes da cultura nacional”.

Segundo a Fundação, a programação é vasta, com oficinas de expressão plástica, lançamentos de livros, declamações de poemas, poesia na rua, concertos e espetáculos.

Também durante esses três dias está marcada a Carmina 4 “Mário Cesariny – A paixão da imagem”, com a apresentação de filmes e a realização de várias mesas redondas com convidados ligados à cultura.

Quanto às edições em 2023 e 2024, vão ser lançadas antologias e fotografias do artista, com destaque para a apresentação, em 19 de novembro, no Théâtre de La Ville Paris, em França, da antologia de poesia traduzida para francês, bilingue, com tradução de Bernardo Haumonte e prefácio de Emília de Almeida.

A realização de cursos e de várias outras atividades, assim como o lançamento de um selo dos CTT comemorativo do centenário de Mário Cesariny, inserido na coleção “Vultos da História e da Cultura”, são outras das iniciativas agendadas.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Póvoa de Varzimhá 13 minutos

Homem de 22 anos detido pela PSP com haxixe, heroína e cocaína na Póvoa de Varzim

A Polícia de Segurança Pública, através da Esquadra de Fiscalização e Intervenção da Divisão Policial de Vila do Conde, levou...

Famalicãohá 2 horas

Famalicão: Sol regressa esta quinta-feira- “Máximas” sobem até aos 18.º graus

Famalicão espera, esta quinta-feira, o regresso do sol, que chega acompanhado por alterações nos valores dos termómetros, de acordo com...

Paíshá 3 horas

Número de pessoas inscritas nos centros de emprego aumentou 5,7% em dezembro face ao mesmo período de 2023

 O número de desempregados inscritos nos centros de emprego subiu 5,7% em dezembro de 2024, em termos homólogos, e 4,1%...

Desportohá 3 horas

FC Famalicão: Ponta de lança Simon Elisor assina contrato até 2028

O FC Famalicão oficializou, esta quarta-feira, o contrato estabelecido até 2028 com Simon Elisor, ponta de lança francês de 25...

Desportohá 4 horas

FC Famalicão: Guarda-redes Guilherme Oliveira chega para reforçar equipa de futsal

O FC Famalicão prepara-se para apresentar um novo reforço, desta vez para a sua equipa de futsal, que disputa atualmente...

Famalicãohá 6 horas

Famalicão: “Relações Luso-Espanholas (1873-1926)” são tema de mais um Ciclo de Conferências

Os Ciclos de Conferências do Museu Bernardino Machado estão de regresso neste mês de janeiro, com uma sessão dedicada às...

Economiahá 7 horas

Semana de trabalho de 4 dias: Sete em cada dez empresas são contra a sua implementação

Sete em cada dez empresas são contra a implementação da semana de quatro dias, sobretudo no comércio, indústria e construção,...

Bragahá 7 horas

Autocarro destruído após incêndio registado esta manhã em Amares

Um incêndio deflagrou, na manhã desta quarta-feira, num autocarro que circulava na freguesia de Caires, no concelho de Amares, distrito...

Famalicãohá 8 horas

Exposição com desenhos do filho de Camilo Castelo Branco apresentada em Seide

O Centro de Estudos Camilianos, em Seide, no concelho de Famalicão, apresenta esta sexta-feira a exposição “JORGE. desenhos do meu...

Bragahá 9 horas

Ourivesaria em Esposende assaltada à mão armada enquanto clientes ainda se encontravam na loja

Uma ourivesaria localizada no centro de Esposende, nas imediações da Câmara Municipal, foi alvo de um assalto à mão armada...

Arquivo

Mais Vistos