Siga-nos nas redes

Famalicão

Famalicão: Iniciativa “Sons do Bairro” promove a inclusão através da música

Publicado

em

Famalicão apresenta a iniciativa “Sons do Bairro”, dedicada à promoção da inclusão através da música, que já reúne 20 participantes jovens e adultos do concelho.

A atividade deste projeto é possível através dos estúdios de música do “Sons do Bairro”, cuja mais recente instalação teve lugar na urbanização municipal da Cal.

Estes apaixonados pela música são orientados por Franklin Monteiro e João Costa, que permitem através do “Sons do Bairro” a interação dos seus artistas com outros criativos.

Francão, como é conhecido Franklin Monteiro, de 45 anos, destaca a sua experiência de 12 anos em cooperação com urbanizações municipais, dando a conhecer o poder da música e abrindo novas portas para a criação artística.

“Fui trabalhando a percussão na urbanização da Cal e desenvolvemos um grupo”, explicou. Com o avançar dos tempos, o grupo foi mudando: “os miúdos foram crescendo”, uns casaram ou mudaram-se e deixaram de participar, outros permaneceram, e o músico decidiu explorar a gravação e a produção de composições com os que ficaram.

Tal trabalho foi a base que permitiu a criação deste projeto, que nasceu através dos bairros e urbanizações, mas que se encontra aberto a todos os interessados.

“Normalmente, as pessoas do bairro vão beber recursos à comunidade exterior. Desta vez é a comunidade que vem beber recursos às urbanizações”, explica ainda o músico.

“Aqui, há muitas pessoas, de culturas diferentes, com experiência e eu posso só ir recolhendo ideias que demorariam anos e anos a serem conseguidas por outros artistas”, afirma Lucas, jovem de 18 anos que agora consolida os seus dotes musicais através desta iniciativa.

“Ser músico envolve muita responsabilidade, muito foco. Ser músico implica termos de nos conhecer. E se eu desenvolver o meu caráter musical com o que vou aprendendo, conseguirei ser um artista de sucesso”, revelou ainda.

Na opinião do presidente da Câmara Municipal de Famalicão, Mário Passos, “é com projetos como este que conseguimos alcançar um mundo socialmente mais coeso, mais justo, inclusivo e integrado”, expressou.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

PASSOU EM DIRETO

Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Paíshá 3 horas

GNR transportou 189 órgãos este ano e percorreu 38.902 km para “salvar vidas”

A Guarda Nacional Republicana (GNR) efetuou desde o início do ano de 2024 o transporte de 189 órgãos. No total,...

Paíshá 3 horas

A Cruz Vermelha efetua recolha de alimentos em supermercados

A campanha de recolha de alimentos Vale+, da Cruz Vermelha Portuguesa, decorre hoje e domingo em perto de 600 supermercados...

Guimarãeshá 15 horas

Homem de 70 anos detido com mais de 100 doses de cocaína em Guimarães

Um homem de 70 anos foi detido pela PSP, esta quinta-feira, na cidade de Guimarães pelaprática do crime de tráfico...

Famalicãohá 17 horas

Programa “Move-Te” levou exercício físico ao ar livre a mais de 2.500 famalicenses

No decorrer das últimas quatro semanas, mais de 2.500 famalicenses puderam participar nas atividades de desporto ao ar livre promovidas...

Famalicãohá 19 horas

Famalicão: Chuva está de regresso este sábado

A chuva está de regresso, este sábado, ao concelho de Famalicão, para um dia em que se regista também uma...

Famalicãohá 19 horas

Famalicão: Colisão entre carro e motociclo faz um ferido em Outiz

Uma pessoa ficou ferida, na tarde desta sexta-feira, na sequência de uma colisão entre uma mota e um veículo ligeiro,...

Desportohá 20 horas

Kickboxer famalicense Sofia Oliveira disputa combate de K1 em Mirandela

A lutadora de artes marciais famalicense Sofia Oliveira desloca-se até Mirandela, para disputar um combate oficial da World Association of...

Famalicãohá 21 horas

Famalicão: CIOR avança com a construção do seu novo Centro Tecnológico Especializado

A Escola Profissional CIOR já iniciou o processo de obras com vista à instalação e equipamento do CTE-Centro Tecnológico Especializado...

Desportohá 22 horas

Famalicão: Jogadores de xadrez tentam entrar para o livro dos recordes do Guiness em S. Cosme

O Clube de Xadrez A2D de Famalicão, a Federação Internacional de Xadrez (FIDE), a Federação Portuguesa de Xadrez (FPX) e...

Famalicãohá 22 horas

Famalicão: Antas apresenta a sua Mostra Comunitária entre 27 e 28 de julho

A freguesia de Antas apresenta, nos dias 27 e 28 de julho, a sua Mostra Comunitária, onde diversas entidades e...

Arquivo

Mais Vistos