Os alunos finalistas da EB de Oliveira S. Mateus passaram a última semana de junho na Pousada de Juventude de Vila do Conde, uma deslocação promovida pela Fundação Narciso Ferreira.
As manhãs foram dedicadas à praia e as tardes foram preenchidas com diversas atividades recreativas, desportivas e culturais.
Na Biblioteca José Régio, houve a hora do conto, e no Centro de Ciência Viva, o “Mar é vida” foi o tema de um workshop. O Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental realizou uma oficina de praia, e os alunos também tiveram a oportunidade de fazer uma visita guiada à Nau Quinhentista e praticar desportos náuticos em kayak, na foz do rio Ave. Essas experiências marcaram as férias das vinte e uma crianças.
À noite, os alunos reuniram-se numa sala de convívio da Pousada de Juventude, onde não se permitiam telemóveis. Em vez disso, jogaram jogos de tabuleiro e se divertiram muito. Não faltaram os passeios à beira-mar e uma sessão de fotos ao pôr do sol – uma proposta agradável dos alunos quando colaboraram na organização da colónia de férias.