Site icon Fama Rádio e Televisão

Famalicense Rui Camposinhos vai tocar na digressão da Orquestra Juvenil da União Europeia

 Sete jovens músicos portugueses participam este ano na digressão de verão da Orquestra Juvenil da União Europeia, que começa a 29 de julho na Áustria e termina a 17 de agosto na Alemanha, foi anunciado esta segunda-feira.

A Orquestra Juvenil da União Europeia (EUYO, na sigla em inglês) é composta por 111 elementos, entre os quais se integram, este ano, o famalicense Rui Pedro Camposinhos (contrabaixo), Matilda Pinto Mensink e Maria Sá (ambas no violino), Francisca Galante e Filipa Rodrigues (viola), Telmo Alexandre Cota Rocha (trompa) e Tomás Soares Ferreira (trombone).

A orquestra fará residências em casa, em Grafenegg (Áustria), e no Bolzano Festival Bozen (Itália). Além disso, dará outros concertos nos Países Baixos (no Concertgebouw de Amesterdão) e na Alemanha (no Wiesbaden Kurhaus, no Berlin Konzerthaus e na Elbphilharmonie de Hamburgo), anunciou a EUYO em comunicado.

O contrabaixista Rui Pedro Monteiro Camposinhos é oriundo de Vila Nova de Famalicão, Telmo Alexandre Cota Rocha nasceu na ilha Terceira dos Açores, tendo iniciado os estudos no Conservatório Regional de Angra do Heroísmo, e Tomás Soares Ferreira, nascido em Loures, Lisboa, começou a tocar trombone aos 11 anos, sendo atualmente aluno do Conservatório de Amesterdão.

As violinistas Matilda Mensink e Maria Sá são oriundas do Porto, onde começaram os estudos musicais com quatro anos, enquanto Francisca Galante iniciou-se na música aos três anos, tendo ingressado no Conservatório Nacional aos seis, e Filipa Rodrigues, a outra intérprete portuguesa de viola, estuda em Colónia (Alemanha).

A Orquestra Juvenil da União Europeia é uma das orquestras sinfónicas mais proeminentes do mundo e, desde o seu início, em 1976, tem trabalhado com os maiores músicos internacionais e já atuou centenas de vezes em palcos dos cinco continentes.

A EUYO é apoiada pelo programa Europa Criativa da Comissão Europeia, pelo Ministério Federal Austríaco das Artes, Cultura, Função Pública e Desporto, pela Grafenegg Kulturbetriebsgesellschaft m.b.H., pelo Governo Provincial da Baixa Áustria, pelo Departamento de Arte e Cultura de St. Pölten, pelo Ministério da Cultura italiano, pela Comune di Bolzano e pelos 27 Estados-Membros da União Europeia.

Além dos dez mil lugares disponíveis para assistir à orquestra ao vivo, será possível acompanhar os concertos ‘online’ através das redes sociais.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Exit mobile version