Site icon Fama Rádio e Televisão

Famalicão: Centro de Estudos Camilianos recebeu “Encontro Concelhio de Partilhas de Boas Práticas”

Na passada sexta-feira, decorreu o Encontro Concelhio de Partilhas de Boas Práticas, uma iniciativa organizada pelo CLDS 4G/Comunidades Incubadoras, um projeto desenvolvido em V. N. de Famalicão desde julho de 2020, com a associação Engenho como entidade coordenadora.

O evento teve lugar no anfiteatro do Centro de Estudos Camilianos, que se encheu para este encontro, que contou ainda com a presença do Presidente da Câmara Municipal, Mário Passos, do Diretor do Cento Distrital de Braga do Instituto da Segurança Social, João Ferreira, e do presidente da direção da Engenho, Manuel Augusto de Araújo.

Durante a sessão de abertura, todos os responsáveis pelo programa/projeto de intervenção social enfatizaram a importância e o alcance do mesmo, valorizarando as dinâmicas implementadas, as ações e metodologias, assim como o trabalho de proximidade, envolvimento e corresponsabilização de todos os parceiros e atores das comunidades locais na resolução dos problemas sociais, especialmente aqueles que afetam pessoas em situação de maior fragilidade.

O encontro teve como tema “Caminhos com sentido para um emprego humanizado” e contou com a presença de uma delegação da Fundação Aga Khan/Lisboa e de investigadores do Instituto de Sociologia da Universidade do Porto, entidade avaliadora externa do projeto. A moderação ficou a cargo do investigador José Manuel Henriques, do ISCTE.

Estes enfatizaram as vantagens do trabalho em rede e parceria como boas práticas na busca por soluções e sinergias para resolver problemas locais, um aspecto consolidado no município de Famalicão, tal como destacou o vereador Augusto Lima no encerramento do evento, onde destacou também o trabalho da equipa técnica do programa, no processo de mediação com os agentes do território.

O encontro contou com a participação de técnicos da segurança social e do centro de emprego, diretores de agrupamentos de escolas, presidentes de juntas de freguesia e CSIFs, empresários e membros do conselho executivo do Clas-Conselho Local de Ação Social.

Além das discussões, o momento também foi marcado pela apresentação do manual “História, práticas e testemunhos de futuro”, elaborado em torno do projeto CLDSv4G. Houve ainda momentos de animação cultural, proporcionados pela escola de dança Crescer além da Dança, Artave e Maria Gil.

O encontro também contou com o apoio logístico da ACIP, Escola Profissional Oficina e Escola D. Sancho I.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Exit mobile version