Site icon Fama Rádio e Televisão

Escolas do concelho com obras de melhoria antes do regresso às aulas

Antes do início de mais um ano letivo, o município de Famalicão irá levar a cabo uma série de obras para melhoria e ampliação do parque escolar concelhio.

Esta fase, iniciada esta segunda-feira, resulta de um investimento de 3 milhões de euros e foi anunciada nos últimos dias pelo presidente da Câmara Municipal de Famalicão, Mário Passos.

Estas intervenções incluem a a ampliação do JI de Requião, da EB1 de Gavião e da EB1 Boca do Monte, em Mogege, a requalificação da EB1 de Castelões e a requalificação e ampliação da EB de Quintão, em Arnoso Santa Eulália.

Em menor escala, contam-se ainda outras intervenções como a execução de espaço para recreio coberto e arrumos na EB1 de Landim, a construção de uma cobertura metálica e impermeabilização na EB Pousada de Saramagos, a instalação de sistemas de climatização na EB de Requião, no Centro Escolar de Ribeirão e no Centro Escolar Luís de Camões, a pavimentação dos campos de jogos da EB23 de Pedome e Bernardino Machado, bem como a substituição de relvados sintéticos em vários edifícios escolares.

“São necessidades que temos sinalizadas, muitas delas no roteiro que temos vindo a fazer pelas escolas do concelho, e agora chegou a altura de por mãos à obra e de concretizar estas intervenções que, tenho a certeza, vão traduzir-se na melhoria das condições para alunos, professores e corpo não docente”, disse Mário Passos.

Na quinta-feira passada a Câmara Municipal aprovou a abertura do concurso público internacional para a requalificação e ampliação da Escola Secundária Padre Benjamim Salgado, em Joane, com um valor base de 19.3 milhões de euros (sem IVA).

É importante lembrar que a candidatura ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para a concretização da obra foi recentemente aprovada pela Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão.

Conforme o projeto de execução, além das intervenções nos edifícios existentes e da construção de novos espaços, está prevista a remodelação dos arruamentos de acesso ao recinto escolar.
A Secundária Padre Benjamim Salgado, construída no início dos anos 80, é atualmente composta por três blocos de ensino (A, B e C), um bloco desportivo e um bloco administrativo.

Nos blocos de ensino existentes, serão efetuadas alterações nos espaços interiores para proporcionar uma oferta formativa mais ampla e diversificada. Um edifício contíguo ao Bloco C, chamado Oficina Didática, será construído. Alterações serão feitas nos três blocos para permitir a ligação com um novo bloco de ensino (D) e a substituição da cobertura existente.

A intervenção no Bloco Administrativo será mais profunda, incluindo a construção de um novo auditório, uma nova biblioteca e a remodelação e reorganização dos espaços existentes para adaptar o edifício à nova realidade da escola. Além desses novos espaços, a zona do polivalente, cozinha e refeitório também será reorganizada.

O Bloco Desportivo existente será mantido, mas adaptado a um novo bloco contíguo que incluirá balneários, ginásio e salas de apoio.

O projeto destaca, de acordo com a memória descritiva, o aumento do desempenho energético do edifício e uma intervenção sustentável como principais fatores considerados no seu desenvolvimento.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Exit mobile version