Site icon Fama Rádio e Televisão

Famalicão volta a distinguir obras literárias com o Prémio Camilo Castelo Branco

As melhores obras literárias escritas em português, através do recém-criado Prémio Literário Camilo Castelo Branco serão distinguidas pelo município de Famalicão, através desta distinção bienal, que desta vez celebra o bicentenário do nascimento de este, que é um dos maiores nomes da literatura em língua portuguesa.

Cada edição do Prémio Literário Camilo Castelo Branco reconhecerá uma obra, atribuindo ao vencedor um prémio de 7.500 euros. Os autores interessados podem apresentar uma obra publicada nos dois anos civis anteriores à edição do prémio. As obras podem ser nas categorias de poesia, romance, novela, conto e teatro.

Os autores interessados devem enviar quatro exemplares da obra, através dos CTT, até ao dia 16 de março de 2025, para a Casa-Museu de Camilo. Três exemplares serão distribuídos pelos membros do júri, enquanto a quarta cópia será integrada no acervo bibliográfico do Centro de Estudos Camilianos, localizado na União das Freguesias de Seide.

O júri será constituído por Sérgio Guimarães de Sousa, coordenador científico da Casa-Museu de Camilo, e por dois críticos literários ainda a definir. A obra vencedora será anunciada no prazo máximo de seis meses após a data limite de receção das candidaturas, ou seja, até setembro.

Serão admitidas a concurso apenas as obras de autores com mais de 18 anos de idade.

De recordar que a Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão está a celebrar, até ao dia 16 de março de 2025, o bicentenário do nascimento de Camilo Castelo Branco, com o intuito de perpetuar a obra do romancista e transmitir o seu legado às gerações mais jovens.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

PASSOU EM DIRETO

Exit mobile version