Famalicão prepara-se para dar mais um “salto” tecnológico com a implementação de uma série de soluções modernas, que tornarão esta uma Smart City, atavés da utilização da cobertura 5G, que já abrange mais de 95% do concelho.
As áreas abragidas por estas mudanças serão, mais notóriamente, a mobilidade e o ambiente.
Assim, passarão a ser usadas passadeiras inteligentes, que utilizam tecnologia de vídeo para detetar peões e ativar automaticamente um sistema de alerta aos condutores.
O novo sistema será instalado em locais com histórico de atropelamentos, contribuído para a redução de incidentes. Os sensores das passadeiras também permitem poupar energia e recolher indicadores de mobilidade.
A cidade possui 16 sensores conectados no centro, que auxiliam na compreensão dos padrões de mobilidade, tráfego e estacionamento. Essa solução de big data contribui para a tomada de decisões em relação às políticas públicas de urbanismo e é disponibilizada online aos cidadãos para facilitar suas vidas, como por exemplo, na utilização dos transportes públicos. Está previsto o lançamento de uma plataforma que auxilie as pessoas a encontrar lugares de estacionamento.
A autarquia lançou ainda uma solução de realidade virtual para promover a cidade. Através de um aplicativo e óculos de realidade virtual, qualquer pessoa pode ter uma perspectiva da cidade, como se estivesse no topo da Fundação Cupertino de Miranda, o edifício mais emblemático da cidade.