As autoridades portuguesas enviaram um conjunto de nove elementos (sete da PSP e dois da GNR) para apoiar o dispositivo de segurança alemão, nesta edição do Euro 2024.
Entre os nomes da Polícia de Segurança Pública destacados encontra-se um residente em Famalicão, o agente César Quintas, destacado com um dos “spotters”, que estarão aqui a zelar pela segurança da massa adepta.
Esta função consiste na vigilância para identificação de adeptos especialmente violentos ou com ligações a grupos de hooligans. Estas forças à recolha de informação sobre adeptos assinalados, de forma a que possam prevenir conflitos violentos entre grupos rivais, trabalhando em cooperação com as forças de segurança locais, que assim estabelecem uma rede de vigilância.
Através das redes sociais, o coletivo das autoridades portuguesas tem criado diversas peças em vídeo, onde dão atualizações sobre o estado da operação em curso, seguindo sempre a seleção portuguesa e os adeptos lusos, e não só, que aqui se deslocaram para os apoiar.