Siga-nos nas redes

Famalicão

Famalicão: Festival Vaudeville Rendez-Vous regressa com artes e acrobacias entre 16 e 20 de julho

Publicado

em

O Festival Internacional Vaudeville Rendez-Vous, promovido pelo Teatro da Didascália, está de regresso a Famalicão e restantes cidades do Quadrilátero Cultural para a sua 10.ª edição, que decorre entre 16 e 20 de julho.

Desta vez, em forma de comemoração desta década de atividade, serão apresentados 15 espetáculos, expandindo-se, pela primeira vez, aos teatros e espaços convencionais.

Com o objetivo de eliminar fronteiras e confrontar o público com o desconhecido, este evento promete cinco dias e programação intensa e fortemente centrada na acrobacia.

Famalicão, Barcelos, Braga e Guimarães serão palco de quatro espetáculos em sala e de 25 apresentações no espaço público.

O Festival, que este ano conta com oito estreias nacionais, destaca também sete atividades de mediação, incluindo oficinas e momentos de debate e partilha. Um dos pilares desta edição é o apelo ao diálogo intercultural, que conta com a participação de artistas nacionais e internacionais provenientes da Bélgica, Brasil, Chile, Coreia do Sul, Espanha, França, Países Baixos e Suíça.

Bruno Martins, responsável pela programação do Vaudeville Rendez-Vous e diretor artístico do Teatro da Didascália, afirma que o Festival “se tem afirmado como uma importante montra do que de melhor se produz a nível nacional e internacional, com uma programação simultaneamente experimental e popular, capaz de desassossegar os públicos”. Ao refletir sobre o futuro do Vaudeville, reconhece o contributo de todos os que ajudaram no seu percurso: “as muitas mãos que nos ajudaram a contar até 10 e que agora se erguem para acenar ao futuro”.

Os primeiros dias da edição de 2024 assinalam a “estreia” do Festival em espaços convencionais, com apresentações em quatro salas de teatro do Quadrilátero Minhoto. Bruno Martins esclarece esta decisão, sublinhando a intenção de desmistificar a ideia de que as artes do circo são exclusivas da rua: “Com o assinalar da décima edição quisemos lançar uma reflexão alargada sobre o muito que ainda há por fazer no desenvolvimento do circo contemporâneo no contexto nacional, nomeadamente na sua representatividade nas grelhas de programação dos teatros por todo o país. O circo não é apenas uma arte de rua, assim como o teatro não é uma linguagem confinada às tábuas do palco; ambos podem acontecer em qualquer lugar, até mesmo num teatro”.

O Theatro Gil Vicente, em Barcelos, abre o Vaudeville Rendez-Vous com a estreia nacional de “Cá entre nós”, da companhia Doisacordes, uma coprodução brasileira, chilena e espanhola, no dia 16 de julho, às 21h30. Este dueto poético, que explora a conexão e a reconexão entre dois indivíduos através de cordas e nós, conta com o apoio da circusnext e da União Europeia.

No dia 17 de julho, também às 21h30, três produções serão apresentadas simultaneamente. O espaço gnration, em Braga, acolhe “Masha”, uma inovadora abordagem à utilização do corpo humano como aparelho de circo, apresentada pela dupla espanhola Palimsesta. O artista francês Edouard Peurichard, no Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães, traz “Le Repos du Guerrier”, um olhar intimista sobre a trajetória de um artista circense em final de carreira. Margarida Monteny, na Casa das Artes de Famalicão, apresenta “BLUE”, um projeto de acrobacias aéreas especialmente criado para interiores.

Produções nacionais e internacionais continuam a invadir o espaço público. A estreia nacional de “C’est pas là, c’est pas là”, da companhia Galmae, é um dos momentos mais aguardados desta edição. No dia 18 de julho, pelas 22h00, no Largo do Pópulo, em Braga, o artista sul-coreano Juhyung Lee promoverá a interação entre desconhecidos através de uma corda.

No mesmo dia, destacam-se ainda as estreias nacionais de “It happens”, da artista espanhola La Campistany, em Barcelos; “Ludo & Arsène”, da companhia belga Be Flat, em Famalicão; “Idiòfona”, do espanhol Joan Català, em Guimarães; e “La Boule”, dos franceses Kim Marro & Liam Lelarge, também em Guimarães.

O circo contemporâneo nacional estará representado ao longo do Festival. A companhia AbsurdA, fundada em Famalicão, apresenta “HEQET” nos dias 18, 19 e 20 de julho, em Braga, Guimarães e Famalicão, respetivamente. O grupo Circo Caótico desafia a gravidade em Barcelos e Famalicão nos dias 18 e 19 de julho, com “Pó de Pedra”. Inês Pinho, da companhia Erva Daninha, apresenta “Os Gatos Caem Sempre de Cara ou Como Salvar as Abelhas” nos dias 19 e 20 de julho em Famalicão, Barcelos e Braga.

Como de costume, o Vaudeville propõe um conjunto de atividades de mediação, incluindo quatro oficinas acessíveis a todos: a oficina de dança “Movimentado”, a oficina de diábolo “Sòl”, a oficina de acrobacia aérea “Voos Rasos” e uma oficina de malabarismo. Joan Català, artista espanhol, propõe uma masterclass sobre o processo de criação artística e a relação do circo com o espaço público, no dia 19 de julho, em Braga.

A mesa-redonda “10 anos +” será realizada no dia 20 de julho, no Café-Concerto da Casa das Artes de Famalicão, reunindo profissionais da cultura para refletir sobre a promoção das artes circenses em Portugal.

A participação nas atividades é gratuita, mas requer inscrição prévia. Toda a programação do Vaudeville Rendez-Vous é de acesso gratuito, com normas específicas para a reserva de lugares nos espetáculos em espaços interiores. Todas as informações e formulários de inscrição podem ser encontrados no site do Festival.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Famalicãohá 28 minutos

Famalicão: Salas de Estudo da Estação Rodoviária com horário alargado ao domingo

As Salas de Estudo da Estação Rodoviária de Famalicão adotaram um horário mais alargado, para corresponder às necessidades dos estudantes...

Paíshá 18 horas

O Estado vai pagar 2500 bolsas a estudantes de licenciatura e de mestrado de Educação Básica.

O despacho a oficializar a medida foi assinado pelo ministro da Educação, Fernando Alexandre e pelo ministro das Finanças, Miranda...

Paíshá 22 horas

Em cinco anos a GNR registou 6.000 queixas de clonagem de cartões

Cerca de 6.000 pessoas queixaram-se à GNR, nos últimos cinco anos, de que o seu cartão multibanco ou de crédito...

Paíshá 24 horas

Alerta: Tempo de ecrã excessivo pode aumentar risco de miopia em 20%

Passar uma hora extra por dia em frente aos ecrãs está associado, após a primeira hora, a uma probabilidade 21%...

Paíshá 1 dia

Conheça a chave do Euromilhões desta sexta-feira

Saiba qual a chave do Euromilhões desta sexta-feira, 21 de fevereiro, que vale um jackpot de 29 milhões de euros.A...

Paíshá 2 dias

Três mulheres acusadas de tentar burlar joalharia em 17 mil euros em Ponte de Lima

A PSP constituiu arguidas três mulheres por tentativa de burla para compra de artigos de joalharia, no valor de 17...

Paíshá 2 dias

Ladrão de 18 anos atropelado após fuga à polícia na Circunvalação no Porto

Dois homens com 18 e 29 anos, um estudante e o outro servente da construção civil, residentes em Vila Nova...

Famalicãohá 2 dias

Homem suspeito de abusar das filhas e enteada fica em prisão preventiva

Um homem de 41 anos suspeito de vários crimes de abuso sexual de duas filhas e de uma enteada, em...

Famalicãohá 2 dias

Famalicão: Conduta de abastecimento de água rebenta em Ribeirão

Uma conduta de água rebentou, esta sexta-feira, na Avenida Rio Veirão, junto ao polo escolar da vila de Ribeirão. De...

Famalicãohá 2 dias

Famalicão espera fim de semana dividido entre a chuva e o sol

Famalicão espera um fim de semana dividido entre a chuva e o sol, de acordo com as previsões do Instituto...

Arquivo

Mais Vistos