Siga-nos nas redes

Famalicão

Famalicão entrega Medalhas de Honra e destaca os 50 anos da Universidade do Minho

Publicado

em

Os 39 anos da elevação de Vila Nova de Famalicão a cidade serão comemorados no dia 9 de julho, com uma sessão solene para a atribuição dos galardões municipais, celebração onde serão evocados os 50 anos da Universidade do Minho (UM).

Fundada em 1973, com a Comissão Instaladora a tomar posse em fevereiro de 1974, a Universidade do Minho foi proposta pelo executivo municipal para receber a Medalha de Honra da Cidade, o mais elevado galardão municipal.

A cerimónia terá lugar na Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão, às 18h15, com entrada livre.

Mário Passos, Presidente da Câmara Municipal, destacou “o papel essencial da Universidade do Minho no desenvolvimento do concelho” e a “relação de cooperação estreita” com o Município e outras entidades do território desde a sua criação. Acrescentou ainda: “É uma instituição fundamental na região, uma importante referência nacional e um parceiro reconhecido no panorama europeu e global.”

A reunião do executivo municipal desta quinta-feira, 27 de junho, analisará a lista dos homenageados. Esta inclui 12 individualidades, 8 instituições famalicenses que se destacaram em diversas áreas, e cerca de 40 presidentes das Juntas de Freguesia que exerceram a sua missão cívica entre 1977 e 1979, após as primeiras eleições autárquicas do regime democrático em 1976.

“É da maior relevância prestar uma homenagem merecida aos homens e às mulheres que serviram as comunidades locais do nosso território. Homens e mulheres que foram verdadeiros pioneiros do Poder Local democrático”, frisa ainda o autarca.

Foco ainda para o autor das Edições Humus, Rui Fernão de Magalhães, o alfarrabista Rui José Carvalho de Faria Araújo, o guitarrista português Carlos Macedo e o compositor grego Dimitris Andrikopoulos, radicado em Famalicão, que serão homenageados com a Medalha de Mérito Municipal Cultural.

A Medalha de Mérito Municipal Desportivo será entregue ao navegador de Ralis e Todo-o-Terreno Filipe Martins, ao atleta Joaquim Figueiredo da Associação Figueiredo’s Runner’s and Friends, e ao árbitro João Pinheiro, eleito Melhor Árbitro da Liga Portuguesa de Futebol na época 2023/2024. João Cerejeira, professor e investigador em Economia, receberá a Medalha de Mérito Municipal de Ciência.

Gonçalo Peixoto, estilista famalicense, Ana Patrícia Correia, que em 2023 ganhou o prémio “Chef Pâtissier” da Academia Internacional da Gastronomia, a empresa centenária “Elétrica”, o empresário Joaquim Rui de Castro Manita, e as empresas Xavier’s, Macedo & Macedo, e Ribeiro & Antunes, que celebram 50 anos, serão agraciados com a Medalha de Mérito Municipal Económico.

A Medalha de Mérito Municipal de Benemerência será entregue a Carlos de Sousa da Casa da Memória Viva, à ACIP – Ave Cooperativa Intervenção Psico-Social (25 anos), ao ACB – Associação Cultural Beneficente e Desportiva dos Trabalhadores do Município (25 anos) e ao Centro Social e Paroquial de Avidos (25 anos).

Quanto aos 39 anos de cidade, Mário Passos referiu que “Famalicão continua a trilhar um caminho de desenvolvimento e prosperidade”.

“Temos muitos e bons motivos para celebrar a nossa cidade, o nosso território e para celebrar os famalicenses que diariamente dão o seu contributo para projetar Famalicão como um dos maiores concelhos deste país”, conclui o autarca.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Póvoa de Varzimhá 5 horas

Peregrinação Jubilar em honra da “Santinha de Balasar” realiza-se entre 21 e 25 de abril

Os dias entre 21 e 25 de abril assinalam a Peregrinação Jubilar em honra da “Santinha de Balasar”, uma celebração...

Economiahá 6 horas

Consumo de eletricidade em Portugal atingiu o nível mais alto de sempre neste início de 2025

 O consumo de eletricidade nos primeiros três meses de 2025 foi o mais elevado de sempre, tendo totalizado 14,1 terawatts-hora...

Famalicãohá 7 horas

Famalicão: Chuvas fortes chegam acompanhadas por trovoadas esta quarta-feira

A chuva regressa, esta quarta-feira, ao concelho de Famalicão, depois de uma série de dias de sol e céus limpos,...

Paíshá 8 horas

Roubo de viaturas aumentou 106,3% em 2024. Valor apenas superado pelo roubo de bancos

A criminalidade violenta e grave aumentou 2,6% no ano passado em relação a 2023, com 14.385 crimes registados, enquanto a...

Famalicãohá 9 horas

Famalicão: INAC teme pelo seu futuro após venda “iminente” das suas instalações

O Instituto Nacional de Artes do Circo (INAC), cujas instalações se localizam na área comercial Central Park, na vila de...

Paíshá 10 horas

Violência nas Escolas: Diretores pedem “reforço” ao Governo para poder lidar com a atual situação

Os diretores escolares apelam ao Governo para que reforce as equipas de psicologia nas escolas onde há mais casos de...

Bragahá 10 horas

Braga: Assaltantes levaram todo o ouro e relógios de uma ourivesaria no centro da cidade

Uma ourivesaria, localizada no centro da cidade de Braga, foi alvo de um meticuloso assalto, levado a cabo na madrugada...

Famalicãohá 11 horas

Famalicão: Funeral de Joaquim Moniz Ferreira realiza-se esta quarta-feira

Realiza-se, esta quarta-feira, o funeral de Joaquim Moniz Ferreira, figura emblemática do concelho, que esteve ligado à Assembleia da União...

Desportohá 11 horas

Sub-23 do FC Famalicão vencem Gil Vicente com dois golos de Zabiri

A formação sub-23 do FC Famalicão disputou, esta terça-feira, a jornada 10 da Fase de Apuramento de Campeão da Liga...

Famalicãohá 12 horas

Famalicão: “Fado no Café da Casa” regressa a 10 de abril com Lurdes Silva e Mariana Correia

A Associação Cultural & Artística Famalicão Fado – ACAFADO, convida para mais uma noite de música ao vivo, com a...

Arquivo

Mais Vistos