Siga-nos nas redes

Desporto

Ex-jogador do Famalicão processa criadores dos jogos de computador FIFA

Publicado

em

O futebolista português Diogo Santos avançou com uma ação em tribunal contra a empresa norte-americana que desenvolve e fornece os jogos eletrónicos FIFA, pedindo uma indemnização pela utilização “indevida e abusiva” da sua imagem.

Na ação, que deu entrada no Tribunal de Braga Diogo Santos pede uma indemnização superior a 53.900, mais juros, por danos patrimoniais e não patrimoniais.

Alega que a empresa Electronic Arts Inc., com sede na Califórnia, Estados Unidos da América, utiliza, sem a sua autorização, o seu nome, a sua imagem e as suas características pessoais e profissionais nos videojogos de que é produtora, denominados FIFA 2019 e FIFA MANAGER 2010, 2011, 2012, 2013 e 2014.

Diz ainda que “jamais concedeu autorização expressa, ou sequer autorização tácita, a quem quer que fosse”, para ser incluído naqueles jogos eletrónicos.

Atualmente com 37 anos, Diogo Santos é natural de Vila Franca de Xira e residente em Fão, Esposende, tendo na última época representado o FC Felgueiras.

Já passou pelo Académico de Viseu, Santa Clara, Famalicão, Oliveirense, Arouca e Gil Vicente, tendo também defendido as cores do Brasov, da Roménia.

Na ação, Diogo Santos diz que teve acesso a uma notícia que dá conta de que a Electronic Arts paga “uma verdadeira fortuna a alguns jogadores, como é o caso de Lionel Messi, que recebe 50 milhões de dólares americanos para aparecer nos seus jogos”.

“O autor [Diogo Santos] não pretende receber o que é pago a Lionel Messi, mas tal notícia prova que o valor peticionado, considerando a capacidade económica da ré [empresa] e o que ela paga a alguns jogadores, é muito modesto”, refere a ação.

A ação frisa ainda que os jogos têm lançamento anual, o que implica o pagamento da quantia de 6.000 euros por aparição em cada jogo, “o que é até mesmo escasso por se tratar de remuneração pelo uso anual da imagem de um jogador de futebol profissional de primeira divisão em Portugal”.

A ação deu entrada no Tribunal de Braga, que em setembro de 2021 se julgou “incompetente internacionalmente” para a apreciar e julgar.

O futebolista recorreu para a Relação, que confirmou a decisão da primeira instância, e depois para o Supremo Tribunal de Justiça (STJ), que lhe deu razão, determinando o prosseguimento do processo.

Por acórdão de 24 de maio, hoje consultado pela Lusa, o STJ refere que “são internacionalmente competentes para conhecer o mérito de uma ação de responsabilidade civil extracontratual, por violação de direitos de personalidade através de conteúdos mundialmente difundidos, os tribunais do país onde se encontra o centro de interesses do lesado durante o período em que ocorrem os danos provocados por essa ofensa”.

“Os tribunais portugueses são internacionalmente competentes para decidirem uma ação em que um jogador profissional de futebol que exerceu, predominantemente, a sua atividade em Portugal pede uma indemnização pelos danos causados pela utilização, não consentida, do seu nome e imagem nos videojogos FIFA, produzidos nos Estados Unidos da América e divulgados por todo o mundo”, acrescenta o Supremo.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

PASSOU EM DIRETO

Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Famalicãohá 12 horas

Dois homens detidos em Famalicão por suspeita de tráfico de armas

Dois homens foram detidos em flagrante delito,  este domingo, em Famalicão, pela Polícia Judiciária (PJ) por estarem “fortemente indiciados” da...

Famalicãohá 13 horas

Famalicão: Feira de Jogos Intercultural leva mais de 300 jovens a refletir sobre o planeta 

Com mais de 300 de participantes,  PASEC, de Famalicão, promoveu, no passado sábado, a Signum Games 2024 – Feira de...

Bragahá 14 horas

Comando distrital de Braga da PSP detém 15 pessoas em operações contra o crime

Entre os dias 01 e 03 de novembro, o Comando Distrital da PSP de Braga efetuou um total de 15...

Famalicãohá 17 horas

Concurso “Presépios de Natal 2024” em Vermoim

Depois do sucesso das iniciativas anteriores, como as “Árvores de Natal” e os “Pais Natal”, a Junta de Freguesia de...

Desportohá 18 horas

Campeonato de Portugal: GD de Joane perde em Paredes 

Este domingo disputou-se a 8ª jornada da série A do Campeonato de Portugal. O GD de Joane não foi feliz...

Desportohá 18 horas

FAC sofre primeira derrota no campeonato, mas mantém liderança

No passado fim de semana, realizou-se a quinta jornada do Campeonato Nacional da segunda divisão de hóquei em patins, com...

Desportohá 18 horas

Pró Nacional: Só a AD Oliveirense venceu. Ribeirão continua sem pontuar

Na 11ª jornada do Pró Nacional da AF Braga, que se disputou no passado fim de semana, só a formação...

Desportohá 19 horas

Famalicão: Quatro atletas veteranos da EARO na Meia Maratona do Porto

Quatro atletas da Escola de Atletismo Rosa Oliveira (EARO), de Joane, Vila Nova de Famalicão, participaram na 20ª Maratona do...

Desportohá 19 horas

Adelino Fernandes do AC Vale S. Martinho no pódio no Campeonato Nacional de Maratona

Adelino Fernandes, um dos mais recentes reforços do Atlético Clube de Vale S. Martinho, teve uma excelente prestação no escalão...

Famalicãohá 19 horas

Famalicão: dádiva de sangue em Arnoso Santa Maria no próximo domingo

No próximo domingo, dia 10 de novembro, a Associação de Dadores de Sangue de Famalicão promove uma “colheita de sangue”...

Arquivo

Mais Vistos