Site icon Fama Rádio e Televisão

Academias Seniores de Famalicão cada vez mais unidas para combater o isolamento

Esta sexta-feira, o Parque de Lazer de Gondifelos foi o local do terceiro piquenique anual das Academias Seniores de Vila Nova de Famalicão, reunindo as mesmas para um momento de convívio e partilha.

Este encontro, foi o primeiro a reunir as 13 Academias Seniores do território, todas integrantes da recém-criada Rede de Academias Seniores de Famalicão. Esta rede, formalizada recentemente, visa interligar os diferentes polos das várias freguesias, promovendo a coesão entre todas as Academias Seniores locais.

Presente neste evento, o Presidente da Câmara Mário Passos destacou tal, como sendo “um grande momento e uma enorme satisfação ver o sorriso estampado nos rostos destas pessoas”, destacando o valor da promoção da melhoria da qualidade de vida da população sénior famalicense, incentivando o envelhecimento ativo e combatendo a exclusão e o isolamento.

Neste sentido, o Município aprovou recentemente a constituição da Rede de Academias Seniores, que visa interligar todas as academias, que segundo o autarca: “é um programa, de um conjunto vasto de políticas transversais e abrangentes para este grupo etário, que fornecem condições para que se mantenham ativos e saudáveis tanto do ponto de vista físico, como psíquico, que se está a espalhar pelo território e a criação da rede vai servir para promover uma ação concertada e também criar laços entre todos, com partilha de iniciativas e de ações como esta que aqui realizamos”.

Esta rede inclui a Academia Sénior de Requião, Academia Sénior de Delães, Academia Sénior de Brufe, Academia Sénior de Carreira e Bente, Academia Sénior de Gavião, Academia Sénior de Gondifelos, Academia Sénior de Joane, Academia Sénior de Nine, Academia Sénior de Oliveira Santa Maria, Academia Sénior de Pedome, Academia Sénior de Riba de Ave, Academia Sénior TUSEFA e a Academia Sénior de Vila Nova de Famalicão.

Recentemente, Famalicão foi reconhecido pelas suas políticas públicas direcionadas às pessoas seniores, com a integração na Rede Global da Organização Mundial de Saúde (OMS) de Cidades e Comunidades Amigas das Pessoas Idosas.

No último ano, estas boas práticas receberam a distinção da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) com o Selo Comunidades Pró-Envelhecimento, que distinge a realização e promoção de práticas sociais direcionadas para a promoção do envelhecimento ativo.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

PASSOU EM DIRETO

Exit mobile version