Famalicão
Famalicão reforça centro de vacinação contra a covid-19 com mais 24 enfermeiros

A Câmara de Famalicão contratou 24 enfermeiros para responder às necessidades do Centro de Vacinação Covid-19 do concelho, instalado no CIIES, em Vale S. Cosme, disponibilizando desta forma às entidades de saúde um banco extraordinário de 4000 horas em serviço de enfermagem até ao final de julho.
Respondendo a um pedido sinalizado à autarquia por parte do Agrupamento de Centros de Saúde de Vila Nova de Famalicão, antevendo que a necessidade de voltar a mobilizar equipas de enfermagem para a normal atividade das várias unidades de saúde pudesse “prejudicar o desempenho no centro de vacinação e também a morosidade do processo”. Neste momentos estão a ser ministradas em S. Cosme uma media de 1500 vacinas por dia,
Os 26 enfermeiros – que se encontravam em situação de desemprego ou com disponibilidade fora do horário laboral – foram contratados em regime de prestação de serviços. Para este efeito a autarquia recorreu à bolsa de contratação da Ordem dos Enfermeiros, criada para maximizar os esforços para a aceleração e massificação progressiva da vacinação em Portugal.
O Centro de Vacinação Covid-19 de Famalicão, instalado em fevereiro no CIIES mediante uma parceria estabelecida entre o Município e o ACES de Vila Nova de Famalicão, já administrou perto de 73 mil vacinas.
A infraestrutura conta com o apoio de mais de duas dezenas de técnicos cedidos pela Câmara Municipal para acolhimento, encaminhamento e orientação dos utentes. A limpeza do espaço e a vigilância externa também estão entregues aos recursos humanos do município. Ao todo, são cerca de 60 recursos humanos que a autarquia afetou ao Centro de Vacinação.
Para além da cedência do espaço, a Câmara Municipal cedeu ainda diverso equipamento logístico como tendas, biombos, cadeiras, mesas, armários, instalação de rede elétrica e internet, para além de grades, cones e placas sinalizadoras e identificativas. Foi também cedido equipamento de apoio administrativo, como computadores, impressora, telemóvel, entre outros.
Recorde-se que a autarquia oferece ainda transporte gratuito de autocarro a partir das unidades de saúde locais conforme as marcações efetuadas.
Para além disso, o município disponibiliza ainda dois veículos que estão ao serviço do ACES para a deslocação dos profissionais de saúde para a vacinação ao domicílio de doentes dependentes.
O Centro de Vacinação Covid-19 de Famalicão funciona de segunda a sexta-feira, das 8h00 às 20h00, e aos fins-de-semana quando existe disponibilidade de vacinas.

-
Famalicãohá 1 semana
Famalicão: Rede das Academias Seniores oficializa 15 novas instituições
-
Bragahá 6 dias
Homem de 40 anos detido com material de construção contrafeito em Esposende
-
Póvoa de Varzimhá 4 dias
Dois homens detidos na posse de armas de atordoamento para animais na Póvoa de Varzim
-
Póvoa de Varzimhá 2 dias
Queda de duas varandas por sorte não fez feridos na Póvoa de Varzim