Siga-nos nas redes

Famalicão

CEVE e Engenho vão desenvolver uma Comunidade de Energia Renovável no vale do Este

Publicado

em

A Cooperativa Elétrica do Vale d’Este (CEVE) e a associação Engenho assinaram um protocolo para o desenvolvimento de uma Comunidade de Energia Renovável (CER) no vale do Rio Este. 

Esta CER terá como principal objetivo a produção de energia para consumo local, limpa e descarbonizada, e terá no seu núcleo central uma unidade de produção de energia fotovoltaica, a implantar na cobertura do edifício do Lar “A Minha Casa”, propriedade da Engenho, situado na rua Monte de Lordelo em Arnoso Santa Maria.

Numa primeira fase, a energia produzida será autoconsumida nas diversas unidades da Engenho, e mais tarde, com o alargamento a novos membros aderentes e com o reforço da produção, a energia solar localmente produzida será partilhada com a comunidade, devendo resultar muito mais barata relativamente à energia adquirida aos comercializadores.

Para além da redução de custos, há outras vantagens na adesão à CER, nomeadamente a redução da pegada ecológica local, a promoção da partilha de recursos entre os membros da comunidade, a maior eficiência das fontes energéticas, a melhoria da qualidade de vida e o combate à pobreza energética, entre outras.

Para Luís Macedo, presidente do Conselho de Administração da CEVE, “este será certamente um modelo de cooperação recomendado para as comunidades consumidoras de energia elétrica”. E acrescenta: “O mundo tende a ser cada vez mais “eletrizado” e o consumo e o preço da energia tendem a subir. Também por isso vê a implementação deste projeto com grande oportunidade”. 

Luís Macedo diz ainda que “é com enorme orgulho e confiança” que a CEVE se associa à Engenho neste projeto, “porque se trata de uma IPSS de grande prestígio e de enorme valor no desenvolvimento social loca”.

Já o presidente da Engenho, Manuel de Araújo, sublinhou que a instituição “há muito que reconhece a importância da transição energética, em termos ambientais e económicos” e “soube esperar o momento certo para reforçar a relação privilegiada de parceria que há anos tem mantido com a Ceve”.

Manuel de Araújo acrescentou ainda que o protocolo agora assinado, “pelo seu  alcance ambiental, educativo e comunitário nas organizações e no território, mereceu de imediato a manifestação de interesse por parte da Junta da União de Freguesias de Arnoso (Santa Maria e Santa Eulália) e Sezures e do Agrupamento de Escolas D. Maria II, no sentido de agregar todos os equipamentos e estruturas que se encontram na sua dependência”.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

PASSOU EM DIRETO

Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Desportohá 9 horas

Nacional da Madeira vai enfrentar FC Famalicão com especial atenção para Sorriso e Gustavo Sá

O Nacional enfrentará uma das deslocações “mais difíceis” da época frente ao Famalicão, que “vale pelo coletivo”, projetou hoje o...

Desportohá 11 horas

FC Famalicão vai “brigar” pela vitória frente ao Nacional garante o defesa Lucas Calegari

Num momento em que se aproxima mais um desafio referente ao campeonato português da I Liga, o FC Famalicão prepara...

Famalicãohá 12 horas

Até domingo Famalicão vive a tradicional Feira Grande de São Miguel

De sexta a domingo o centro urbano da cidade vive os usos e costumes da Feira Grande de São Miguel....

Sociedadehá 13 horas

Trabalhadores da Petrotec de Guimarães em protesto por aumentos salariais

Cerca de cinquenta trabalhadores da Petrotec concentraram-se hoje frente às instalações da empresa em S. João da Ponte, Guimarães, para...

Desportohá 14 horas

FC Famalicão: Escalões de formação disputam 4 jogos este fim de semana

Os escalões de formação do FC Famalicão têm um fim de semana repleto de competições, a começar pelos sub-19 que...

Paíshá 15 horas

Esperança média de vida em Portugal aumenta para os 81,17 anos

A esperança de vida à nascença em Portugal aumentou para os 81,17 anos e é mais elevada nas regiões Norte...

Famalicãohá 16 horas

Famalicão: Homem de 54 anos detido por desobediência pela PSP

Um homem de 54 anos foi detido pela PSP, em Famalicão, esta quinta-feira, pelo crimede desobediência. De acordo com a...

Famalicãohá 16 horas

Nuno Melo acusa Governo anterior de deixar Polícia Judiciária Militar em “deficiência crónica de investimento”

O Ministro da Defesa acusou hoje o anterior Governo do PS de ter deixado a Polícia Judiciária Militar numa situação...

Bragahá 17 horas

GNR: Homem de 21 anos suspeito de burla de mais de 4 mil euros em apostas desportivas em Vizela

O Comando Territorial da GNR de Braga procedeu, no último domingo, à identificação de um homem de 21 anos por...

Regiãohá 18 horas

PJ desmantela operação de produção de cannabis em Santo Tirso

A Polícia Judiciária levou a cabo uma operação contra o tráfico de estupefacientes, no concelho de Santo Tirso, resultando na...

Arquivo

Mais Vistos