A Fundação Auchan para a Juventude premiou 13 projetos de responsabilidade social, a nível nacional, que irão ser beneficiados com um apoio financeiro de cerca de 123 mil euros, melhorando as condições de mais de 55 mil crianças que frequentam estes espaços.
Englobando as áreas da saúde, desporto, educação, nutrição e ambiente, o concurso anual aos apoios da Fundação Auchan recebeu 13 candidaturas, com grande parte dos projetos apresentados por instituições particulares de solidariedade social, situadas nas zonas de influência das lojas Auchan.
Uma destas instituições será o Centro Social e Cultural S. Pedro do Bairro, em Famalicão, cujos serviços beneficiam 400 crianças.
O projeto apresentado por este centro famalicense esta focado nas preocupações com o meio ambiente e sustentabilidade e pretende criar uma central de compostagem que permita transformar os resíduos orgânicos em fertilizante para posterior utilização nas hortas da associação, assim como implementar um serviço de Street Food que permita às crianças adquirirem lanches saudáveis.
Para os responsáveis da Fundação Auchan este é um prémio que irá “apoiar projetos que vão contribuir para melhorar a saúde, o bem estar e o futuro das crianças e jovens inseridas nas nossas áreas de atuação. O trabalho das instituições premiadas assume uma relevância particular no atual contexto, em que sentimos de forma muito evidente os efeitos da crise económica e sanitária decorrentes da pandemia, pois permite, de uma forma muito próxima, dar uma resposta imediata e concreta aos impactos provocados pela Covid-19”, explicam.
Até este momento, a Fundação, criada em 2012, já apoiou 122 projetos locais dirigidos a crianças e a jovens, com idades compreendidas entre os 5 e os 25 anos, tendo atribuído mais de 1.4 milhões de euros a projetos sociais inovadores e com impacto económico e social nas zonas de implantação das suas lojas.