Famalicão
Famalicão será centro nacional da gestão para as cidades inteligentes a partir desta quarta-feira

A partir da próxima quarta-feira, 21 de junho, Vila Nova de Famalicão transformar-se-á no centro nacional de troca de experiências e boas práticas na gestão de cidades inteligentes. A Semana B-Smart terá lugar de 21 a 25 de junho na Praça D. Maria II, com mais de uma dezena de expositores, conferências com oradores nacionais e internacionais, um espaço de alimentação e lazer chamado Food & Sunset, e o Fórum B-Smart na Fundação Cupertino de Miranda, localizada no centro urbano de Famalicão.
Destaque para a simulação de uma “Rua do Futuro” na Praça D. Maria II, onde serão apresentadas diversas ferramentas e soluções tecnológicas inovadoras para a gestão urbana, especialmente nas áreas de mobilidade, coleta de dados e meio ambiente. Serão apresentadas soluções Smart City para a utilização do espaço público por crianças.
A Semana B-Smart terá início com o Fórum B-Smart nos dias 21 e 22 de junho, no auditório da Fundação Cupertino de Miranda. Este fórum reunirá alguns dos principais intervenientes do ecossistema das cidades inteligentes em Portugal e no mundo. Entre os oradores convidados estão Rob Adams (Six Fingers), Natalia Olson-Urtecho (Plug and Play), Konstantina Siountri (Assessora Científica do Ministério do Ambiente e Energia da Grécia), Boyd Cohen (Iomob), entre outros.
No dia 23 de junho, na Ágora B-Smart, localizada junto à estátua de D. Maria II, serão explorados temas como “Bio Construção no Espaço Urbano” às 9h15, “Troca de Boas Práticas de Construção” às 10h45 e “Plataforma de Gestão de Ocorrências” às 11h30.
Durante a tarde, haverá sessões sobre “Construção das Smart Cities nas Várias Vertentes”, com duas sessões, uma às 14h30 e outra às 16h30, com a presença de representantes de várias Câmaras Municipais do país, moderadas por Vítor Pereira, da Zoom Global.
A Ágora B-Smart será o ponto central de partilha de experiências e conhecimento sobre as Smart Cities. Serão realizadas várias conferências de entrada livre nos dias 23, 24 e 25 de junho, com ênfase na perspetiva das crianças e dos jovens de Famalicão no sábado.
O espaço acolherá a “Smart City For Kids – S10: Laboratório de Ideias” às 10h, um debate entre alunos do Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco, com 10 anos de idade, sobre as suas expectativas em relação à implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
A participação no Fórum requer inscrição prévia e gratuita através do link www.famalicao.pt/semana-b-smart.

-
Sociedadehá 1 semana
Mar agitado fecha sete barras marítimas, maioria no norte
-
Famalicãohá 5 dias
Assembleia Municipal de Vila Nova de Famalicão reúne-se em Delães para uma sessão descentralizada
-
Famalicãohá 3 dias
Famalicão sob “aviso amarelo”: Chuvas e ventos de 80 km/h esperados esta sexta-feira
-
Mundohá 2 horas
Apesar do estado de saúde crítico, Papa Francisco confiante na sua hospitalização e tratamento