Siga-nos nas redes

Desporto

Após suspeitas de tráfico humano em Riba de Ave Pedro Proença diz que teria abandonado presidência da LPFP se Mário Costa não o tivesse feito

Publicado

em

O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), Pedro Proença, admitiu hoje que teria renunciado ao cargo se o agora ex-presidente da Assembleia Geral, Mário Costa, não o tivesse feito, após suspeitas de tráfico humano.

“Ética, transparência, credibilidade e idoneidade são, para mim, mais do que meras palavras ou conceitos abstratos. São princípios que sempre guiaram a minha vida pessoal e profissional e dos quais jamais abdicarei”, refere Pedro Proença num comunicado no sítio da LPFP.

O responsável admite ainda que os últimos dias, após ter tomado conhecimento da suspeita de tráfico de seres humanos numa academia de futebol de Riba de Ave, foram dos mais difíceis que viveu nos oito anos como presidente da Liga Portugal.

“Por mais numerosos que sejam os momentos críticos geridos pelo presidente de uma instituição com a envergadura e a dimensão da Liga Portugal, o período que se seguiu ao momento em que tomei conhecimento, perplexo e pela comunicação social, das notícias que envolviam Mário Costa constituiu uma total surpresa para mim”, refere.

Sem pretender “colocar em causa o princípio de presunção de inocência”, Pedro Proença recorda que a Liga Portugal “tem-se batido pela defesa de valores éticos, de transparência e idoneidade”, pelo que “não pode ficar associada às noticias que vieram a público”, envolvendo Mário Costa.

“A renúncia apresentada por Mário Costa ao cargo de presidente da Mesa da Assembleia Geral da Liga Portugal, em menos de 72 horas – a celeridade, atendendo à relevância do que estava em causa, era uma variável essencial -, atenua os danos reputacionais provocados à instituição”, adianta.

Pedro Proença reconhece que todos devem “tirar ilações do sucedido”, mas que a Liga Portugal, que tem “implementados mecanismos exigentes e internacionalmente reconhecidos”, tem que “fazer mais” para se “proteger da exposição a situações como a que viveu nas últimas horas”.

“E vamos fazer mais e melhor, de forma célere, porque o futuro assim o exige”, afirma Pedro Proença, acrescentando que foi já marcada para 23 de junho uma assembleia geral eleitoral intercalar, para a eleição do novo presidente da Mesa da Assembleia Geral da Liga Portugal.

Desta forma, será já o novo presidente da Assembleia Geral a conduzir a reunião magna agendada para 26 de junho, para aprovação do plano de atividades e orçamento para a época de 2023/24.

Paralelamente, Pedro Proença irá reforçar “todas as políticas de ‘compliance’ (conformidade) e os mecanismos de escrutínio prévio da idoneidade de todos os membros dos órgãos sociais, direção, direção executiva e colaboradores da Liga Portugal”.

“Um dos eixos estratégicos que apresentei no meu programa eleitoral para 2023-27 foi o de garantir que a Liga Portugal liderará pelo exemplo. Exemplo das boas práticas de governação. Exemplo de ética. Exemplo de transparência. Não abdicarei desses princípios e serei sempre intransigente na defesa do bom nome da Liga Portugal”, adianta.

Pedro Proença deixa “como garantia” que nunca admitirá que “a reputação da instituição seja manchada sem ação firme e imediata” e recorda que “só poderá estar ao serviço da Liga Portugal quem partilhe, de forma inequívoca e comprovada”, dos seus princípios inalienáveis.

“A resposta do futebol profissional será a mesma de sempre: superar desafios, reforçar a competitividade e lutar pela sustentabilidade desta indústria, sem abdicar dos seus valores e princípios orientadores. Teremos agora, estou seguro disso, mais e melhores condições para alcançar esses desígnios”, conclui.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

PASSOU EM DIRETO

Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Paíshá 8 horas

Parlamento aprovou fim das SCUTS

O parlamento aprovou hoje em votação final global a proposta do PS para eliminar as portagens nas ex-SCUT e nos...

Famalicãohá 11 horas

Famalicão: Colisão no parque de estacionamento do E.Leclerc faz um ferido

Uma pessoa ficou ferida, na tarde desta sexta-feira, na sequência de uma colisão rodoviária no parque de estacionamento do E....

Famalicãohá 12 horas

Famalicão apresenta novo projeto dedicado à Ciência e à Inovação (2024-06-21)

A Semana da Inovação e Ciência terminou, esta sexta-feira, em Famalicão com a apresentação do projeto de requalificação e adaptação...

Vídeoshá 13 horas

3º Convívio das Academias Seniores de Vila Nova de Famalicão

Realizou-se esta sexta feira o terceiro piquenique anual das Academias Seniores de Vila Nova de Famalicão. O programa das Academias Seniores, dinamizado pelo Município de...

Famalicãohá 13 horas

Famalicão: Sábado nublado dá lugar a domingo de céus limpos e “máximas” de 31.º graus

Famalicão espera, este sábado e domingo, um fim de semana de sol, no qual se deverá registar um aumento das...

Famalicãohá 13 horas

Ministro da Defesa Nuno Melo pernoitou no submarino Arpão durante últimas horas de uma missão

Depois de se ter tornado no primeiro submarino convencional e português a navegar debaixo do gelo Ártico, o Arpão regressou,...

Famalicãohá 14 horas

Famalicão: Novos trabalhos sobre a história do concelho integram o “VIII Congresso Nacional de História Local”

A história local terá destaque em Famalicão, no “VIII Congresso Nacional de História Local: Conceitos, Práticas e Desafios na Contemporaneidade,...

Famalicãohá 15 horas

Famalicão: Jovem necessita de um dador compatível de medula óssea

A Associação de Pais da Escola Básica Júlio Brandão promove um apelo urgente à dádiva de medula óssea e sangue,...

Desportohá 16 horas

FC Famalicão: Jogo de apresentação realiza-se a 30 de julho frente ao Deportivo de La Coruña

O FC Famalicão tem já preparada a sua pré-época, com uma sequência de jogos antes do derradeiro início da edição...

Regiãohá 17 horas

ASAE apreende 6 mil litros de vinho em Santo Tirso

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu 6.000 litros de vinho sem rotulagem num estabelecimento de produção e...

Arquivo

Mais Vistos