O Jardim de Infância de Seide, integrado no Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco, foi distinguido pelo quinto ano consecutivo com o Selo Escola Amiga da Criança. Este ano, o prémio foi atribuído em reconhecimento do projeto “Kit de Jogos Tradicionais”, que surgiu do interesse das crianças e das dinâmicas dos Projetos Erasmus+ “Play and Learn in Nature” e “Eco-Escolas”. Este projeto também fez parte da investigação-ação conduzida pela estagiária Francisca Machado, no último ano, no âmbito do Curso de Mestrado em Educação de Infância e 1° Ciclo, na Universidade do Minho.
A realização do “Kit de Jogos Tradicionais”, que inclui cerca de vinte jogos, começou com uma pesquisa na Internet e entrevistas realizadas pelas crianças aos seniores do Centro Social de Seide. A construção dos jogos foi feita pelas próprias crianças e pelas suas famílias, organizadas em grupos de trabalho cooperativo. Este projeto exemplifica claramente as boas práticas que têm sido implementadas no jardim de infância de Seide, recebendo reconhecimento público e institucional.
Durante uma cerimónia organizada pela FECAPAF, o Selo Escola Amiga da Criança foi concedido graças à iniciativa conjunta da CONFAP (Confederação Nacional das Associações de Pais), da editora LeYa e do psicólogo Eduardo Sá. Esta distinção tem como objetivo distinguir escolas que concebem e concretizam ideias extraordinárias, contribuindo para um desenvolvimento mais feliz da criança no espaço escolar e essencialmente partilhar essas boas práticas.
O Jardim de Infância de Seide salienta a importância deste reconhecimento, não apenas para a sua instituição, mas para toda a comunidade. Este projeto, além de promover o desenvolvimento social e motor das crianças de maneira lúdica e envolvente, também preserva uma importante herança cultural através dos jogos tradicionais.
Esta distinção reforça o compromisso com as boas práticas educativas, refletindo o esforço e dedicação de toda a comunidade em proporcionar um ambiente educativo estimulante e que valoriza cada vez mais as potencialidades das crianças.