Site icon Fama Rádio e Televisão

Famalicão: Mário Jorge Machado é novo presidente da EURATEX

A Assembleia Geral da EURATEX, realizada esta sexta-feira de manhã, elegeu Mário Jorge Machado, Presidente da ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal, como o novo Presidente da organização. Alberto Paccanelli, o presidente anterior, foi nomeado Presidente Honorário. Para além disto, quatro membros foram eleitos para a equipa da presidência: Michael Kamm (ZWILLING Gruppe, Alemanha), Barbara Cimmino (Yamamay, Itália), Grégory Marchant (UTT, França) e Ismail Kolunsag (Cross Tekstil, Turquia).

Desde 2019, Mário Jorge Machado tem-se destacado como presidente da ATP, impulsionando a inovação e a sustentabilidade no Sector Têxtil e Vestuário. Também representa a ATP na Direção da CIP – Confederação Empresarial de Portugal e lidera o conselho estratégico para o ambiente e sustentabilidade da mesma.

Licenciado em Engenharia de Polímeros pela Universidade do Minho, as competências de Mário Jorge Machado abrangem a melhoria contínua de processos, desenvolvimento de equipas comerciais B2B e modelos de negócio B2C. A sua visão estratégica inclui a excelência operacional e a implementação de práticas sustentáveis e circulares, promovendo a transformação evolutiva da indústria têxtil.

“Os últimos
indicadores mostram que a indústria europeia tem taxas de crescimento inferiores às
dos seus concorrentes; isto é algo que temos de inverter. Os decisores políticos têm
de perceber que a indústria têxtil não pode ser uma moeda de troca nas negociações
globais. Vemos o que os Estados Unidos estão a fazer para apoiar a sua indústria, e
vemos o que a China está a fazer para apoiar a sua indústria. A Europa ficou para trás
no apoio à sua indústria. O meu mandato na EURATEX será o de promover uma
estratégia industrial eficaz e inteligente”, fez questão em frisar neste momento.

“Durante o último mandato, a UE emitiu muitas legislações sobre sustentabilidade
e circularidade direcionadas para a indústria transformadora. No entanto, se quisermos
que esta estratégia seja bem-sucedida, precisamos de nos concentrar mais na
dimensão dos consumidores. É por isso que a EURATEX tem um papel muito
importante a desempenhar na pressão para que o processo legislativo seja realizado
de acordo com a capacidade de adaptação do sector”, concluiu.

Confederação das Empresas Europeias (BUSINESSEUROPE) e a Aliança para uma Indústria Europeia Competitiva (ACEI). Diariamente, a EURATEX colabora com outras federações setoriais relacionadas com o nosso sector, organizações de investigação e universidades ativas na indústria têxtil e de vestuário (AUTEX, Textranet), bem como com o Centro de Informação Têxtil e de Vestuário (CITH), que fornece relatórios personalizados sobre o comércio da UE em têxteis e vestuário.

A EURATEX é membro observador do CEN, o organismo oficial europeu de normalização, e segue especialmente os trabalhos do comité técnico TC248 para produtos têxteis.

A EURATEX é um dos membros fundadores da Plataforma Tecnológica Europeia para o Futuro dos Têxteis e Vestuário – a maior rede europeia de especialistas em investigação e inovação têxtil, e da Federação Internacional de Vestuário. Mantemos contactos regulares com outras organizações internacionais do nosso sector: a Federação Internacional de Fabricantes de Têxteis e a Organização Internacional de Lã Têxtil.

Desde 1993, a EURATEX faz parte do Diálogo Social regular, juntamente com os Sindicatos, organizado pela DG Emprego da Comissão Europeia para promover ações destinadas a salvaguardar o respeito pelos padrões laborais fundamentais.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

PASSOU EM DIRETO

Exit mobile version