Siga-nos nas redes

Famalicão

Famalicão: ASAE encerra entreposto após apreender toneladas de produtos alimentares

Publicado

em

A Autoridade para a Segurança Alimentar e Económica (ASAE) encerrou dois armazéns de produtores alimentares em Vila Nova de Famalicão e Bragança, resultando na apreensão de sete toneladas de produtos, divulgou hoje aquela entidade.

O encerramento dos dois entrepostos de géneros alimentícios no Norte do país resultou de uma ação de fiscalização da Brigada de Indústrias da Unidade Operacional de Mirandela da ASAE, que detetou produtos com um valor global estimado de 34 mil euros armazenados sem condições de temperatura controlada.

(continue a ler o artigo a seguir)


Emissão em direto da Fama Rádio e Televisão também disponível na Smart tv da sua casa. Instale grátis!



A ASAE dá conta, em comunicado, que, “durante a operação em ambos os estabelecimentos, verificou-se o armazenamento em câmara frigorífica de conservação, de cerca de sete toneladas de produtos ultracongelados de origem animal, com um valor estimado de 34.000 euros”.

Os representantes dos estabelecimentos em causa foram, segundo aquela entidade, “advertidos de que o não cumprimento imediato da ordem de suspensão ou a sua violação posterior, constitui crime de desobediência previsto e punido no Código Penal”.

Perante as condições encontradas, a brigada de fiscalização “procedeu à suspensão da atividade dos dois estabelecimentos de comércio por grosso e de armazenagem de géneros alimentícios de origem animal, nos concelhos de Bragança e de Vila Nova de Famalicão”.

Como principais infrações, a ASAE destaca “o não cumprimento das condições de temperatura controlada, bem como a inexistência do Número de Controlo Veterinário (NCV) atribuído pela Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV)”.

Segundo aquele organismo, estes dois pontos “constituem pré-requisitos que demonstram o cumprimento, perante os consumidores e as autoridades de controlo, das normas de segurança alimentar e das disposições legais aplicáveis”.

A ASAE lembra que no último mês, e na atividade de armazenista de géneros alimentícios, “fiscalizou cerca de 50 operadores económicos, tendo determinado a apreensão de cerca de 31 toneladas de produtos de origem animal e outros”.

Entres estes produtos encontram-se “carnes e produtos cárneos, crustáceos, pescado congelado, queijo e produtos lácteos”, num valor global estimado de “112.000”.

Neste balanço consta ainda a apreensão de dois instrumentos de pesagem, no valor aproximado de 2.300 euros.

A ASAE reitera que “continuará a desenvolver ações de fiscalização em prol de uma sã e leal concorrência entre operadores económicos e na defesa da saúde pública e segurança alimentar dos consumidores”.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

LER JORNAL

pub

Artigos Recentes

Famalicãohá 2 horas

Cineclube de Joane apresenta a sua programação para maio

O cineclube de Joane apresenta a sua programação para o mês de maio na casa das artes de Famalicão. Assim...

Famalicãohá 3 horas

Bombeiros Voluntários de Riba de Ave de Luto

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Riba de Ave, viu partir mais um colega. Foi com o mais profundo...

Famalicãohá 3 horas

Mensagens fraudulentas com propostas de trabalho preocupam operadoras

O envio de mensagens fraudulentas com propostas de trabalho, alegadamente associadas a empresas como a Meta ou TikTok, tem vindo...

Famalicãohá 4 horas

Limpeza das matas e terrenos deve ser feita até 30 de abril

Os proprietários têm de limpar terrenos agrícolas e florestais até 30 de abril, para prevenir fogos rurais, mas meteorologia adversa...

Desportohá 4 horas

Foi apresentado esta sexta-feira o Rally de Famalicão 2024

A casa do território encheu para conhecer as novidades deste ano de uma prova que pretende ser uma referência a...

Famalicãohá 5 horas

João Nascimento é o novo Presidente da Assembleia Municipal

João Nascimento, do CDS/PP, foi eleito presidente da Assembleia Municipal. A eleição decorreu na noite desta sexta-feira, no decurso dos...

Famalicãohá 17 horas

Famalicão: Roteiro da Liberdade em Riba de Ave adiado. Espera-se nova data

O Município de Famalicão anunciou, esta sexta-feira, o adiamento do evento Roteiro da Liberdade, agendado para este sábado, na vila...

Famalicãohá 18 horas

Famalicão: Chuva ao longo do dia e descida das “mínimas” para este sábado

Famalicão espera, este sábado, mais um dia de chuva, cuja previsão se deverá prolongar ao longo de todo o dia...

Famalicãohá 20 horas

Famalicão: Colisão em Pousada de Saramagos faz um ferido

Uma pessoa ficou ferida na sequência de uma colisão rodoviária na Avenida Rio Pele, nas imediações do Lidl em Pousada...

Desportohá 21 horas

FC Famalicão: Gustavo Assunção fala na recente evolução do clube

Com a aproximação de mais um jogo desta reta final de mais uma edição da I Liga, Gustavo Assunção, do...

Arquivo

Mais Vistos