Famalicão
Famalicão apresenta Semana da Inovação e Ciência com centros tecnológicos e empresas locais

O Município de Vila Nova de Famalicão realiza entre os dias 17 e 21 de junho, a Semana da Inovação e Ciência, um evento dedicado à tecnologia e conhecimento promovido pela COTEC, a ANI – Agência Nacional de Inovação e a CCDR-Norte. inserido no programa “Famalicão Região Empreendedora Europeia 2024”.
O município de Famalicão, conhecido pelo seu forte tecido industrial exportador, empreendedor e tecnologicamente avançado, tem alinhado a sua estratégia com políticas de inovação a nível regional, nacional e europeu. Exemplos dessas políticas incluem a nova Estratégia Industrial para a Europa, a Estratégia de Inovação Tecnológica e Empresarial para Portugal e a Estratégia de Especialização Inteligente da Região Norte.
“Queremos robustecer a nossa capacidade empresarial, desafiar as empresas a trabalhar em rede com o sistema de ensino, centros tecnológicos e de investigação e alavancar esta estratégia no território, de forma a incorporar inovação tecnológica e conhecimento científico nos processos produtivos e nos produtos, acrescentando valor e aumentando a competitividade das nossas empresas”, salienta o Presidente da Câmara de Famalicão Mário Passos.
Um dos pontos altos desta Semana da Inovação e Ciência será a conferência “Estratégias de Inovação e Oportunidades de Financiamento às Empresas”, no dia 20, quinta-feira, a partir das 16h00 no CITEVE. Entre os intervenientes estão Ricardo Simões, Diretor de Inovação da CCDR-NORTE, Paulo Santos, Chefe de Divisão de Planeamento Estratégico e Desenvolvimento Regional da CCDR-NORTE, Mafalda Dourado, Coordenadora de Assuntos Internacionais da ANI – Agência Nacional de Inovação, Júlio Pereira, Autoridade de Gestão do NORTE2030 e Braz Costa, Diretor Geral do CITEVE, entre outros.
As inscrições para esta sessão são gratuitas e podem ser realizadas em www.famalicaomadein.pt.
Em 2024, Famalicão foi reconhecida como Região Empreendedora Europeia pelo Comité Europeu das Regiões. Este prémio foi atribuído em reconhecimento da estratégia de desenvolvimento do território, centrada na iniciativa municipal para o empreendedorismo “Do Famalicão Made IN ao Famalicão Created IN”, que visa promover a inovação empresarial, agregar valor aos produtos e processos, e aumentar a competitividade do concelho.

-
Regiãohá 1 semana
Vila do Conde: Faleceu Sandro Eusébio presidente da Associação Portuguesa de Powerlifting
-
Famalicãohá 5 dias
Famalicão: Fuga de água da rede de abastecimento registada em Riba de Ave
-
Desportohá 3 dias
O piloto famalicense Pedro Almeida vence primeira etapa do Rally de Portugal no CPR
-
Famalicãohá 1 dia
União de freguesias de Esmeriz e Cabeçudos elege a AD