Neste último domingo, realizou-se no Estádio do Dragão a fase final do Campeonato Nacional de Bilhar 3 tabelas da 1ª Divisão, que contou o atleta Artur Figueiredo, em representação do Famalicense Atlético Clube, que esteve frente a frente com os outros sete melhores jogadores nacionais, numa dinâmica de “um contra todos”.
Tratando-se de uma competição final, de grande intensidade, o atleta do FAC conseguiu manter a média notável de 1.021, no final dos sete jogos disputados.
Na primeira partida, enfrentou o atual vice-campeão nacional, num jogo em que segurou o rumo do marcador quase até ao final da partida, momento em que sofreu algumas distrações, impedindo a sua vitória.
Na segunda partida a vitória foi cedida ao seu rival, no fim de uma partida bem disputada de parte a parte.
A sua redenção chegaria à partida n.º 3, a qual controlou com facilidade, alcançando uma vitória expressiva e uma média superior a 1000, frente a um atleta revelação do FCP.
A segunda jornada foi o momento em que enfrentou o atual campeão nacional, perdeu mais 2 pontos, mas recuperou o rumo das vitórias na 5ª jornada contra um atleta do C. Bilhar da Amadora.
Seguiu-se novo frente a frente com um atleta do Leça FC, com o qual sofreu uma derrota, embora pela margem mínima.
O último jogo terminou com um empate de 40-40, momento de disputa frente a um ex-campeão nacional do C. Norton de Matos de Coimbra.
Desta final saiu como campeão nacional individual em 2023/2024 Rui Manuel Costa do Futebol Clube do Porto.
O FAC prepara-se agora para disputar o desafio referente *a ‘final eight’ (entre 20 e 23 deste mês), que se joga no Pavilhão da Bataria em Leça, com as oito melhores equipas desta época a lutar pelo título de melhor de Portugal, incluindo o FCP Porto, Sporting, Benfica, Leça e CBA.
“O Famalicense Atlético Clube, com os seus atletas Artur Figueiredo, Manuel Figueiredo, Carlos Veloso e Rui Gomes, terá pela primeira vez nesta prestigiada final uma presença digna e honrosa”, destacam os responsáveis do FAC.