Juliana Ferreira Leite, mestranda em Educação Pré-Escolar na Universidade do Minho, leva a cabo um projeto de investigação na Associação Gerações, em colaboração com esta instituição de Ensino Superior.
O projeto, intitulado “As crianças como protagonistas da Cidade”, foca-se nos “tesouros” de Vila Nova de Famalicão. Sob a supervisão das professoras Cristina Parente e Daniela Silva (ex-diretora técnica e pedagógica da Associação Gerações) e com a orientação cooperante da Educadora de Infância Ana Rita Barroso, o projeto visa levar as crianças da Creche 1 a explorar a cidade de Famalicão.
O objetivo principal deste projeto de mestrado é proporcionar às crianças visitas regulares a locais emblemáticos como o Parque da Devesa, o Mercado (Praça), a Fundação Cupertino de Miranda e a Praça D. Maria II. Apesar da tenra idade, as crianças facilmente percebem os sons e ruídos da cidade, identificam os animais nos espaços, interagem com as pessoas e se familiarizam com o movimento dos carros e as luzes, começando a construir a sua própria percepção da cidade.
Durante estas visitas, as crianças recolhem os seus “tesouros da Cidade”, que são expostos na Associação Gerações. Do Parque da Devesa, por exemplo, trouxeram ramos secos, raízes, caules, folhas, sementes e frutos, que agora servem como base para suas conversas e perguntas.
As crianças incentivam os pais e familiares a participarem, trazendo também os seus “tesouros da Cidade”, enriquecendo ainda mais a investigação. Segundo Juliana Ferreira Leite, “enriquecedor potenciar a relação e a vivência com a cidade que
acolhe as crianças. É evidente que uma boa relação das crianças com a sua
cidade oferece diversas vantagens para o seu desenvolvimento integral. Ao
levarmos aas crianças para a cidade, estaremos a proporcionar-lhes experiências
pessoais significativas que enriquecem a sua visão do Mundo”, conclui.