Site icon Fama Rádio e Televisão

Famalicão: Inês Silva sagra-se Campeã Nacional de xadrez

A atleta famalicense Inês Silva sagou-se Campeã Nacional feminina de xadrez na vertente clássicas, neste último sábado, num torneio disputado nas instalações da Biblioteca
Municipal Castelo Branco, em Famalicão.

Aqui, a atleta da Didáxis que representa a equipa CX A2D desde 2012, voltou a conquistar o título obtido, na mesma vertente, em 2015, quando tinha apenas 13 anos, feito que lhe valeu o recorde de campeã nacional mais jovem de sempre, marca de que ainda é detentora.

Perante isto, a atleta tem agora a sua participação garantida nas Olimpíadas de Budapeste (em setembro), onde representará a Seleção Nacional.

Assim como na edição anterior, realizada também em Vila Nova de Famalicão, este foi um dos campeonatos com maior participação dos últimos anos, contando com 22 jogadoras presentes.

Durante os dias 30 de maio a 2 de junho, viveram-se intensas emoções dentro e fora do tabuleiro, com as 6 sessões disputadas a durarem mais de 3 horas cada, devido ao equilíbrio e ao crescente nível técnico demonstrado no torneio.

À entrada para a sexta e última jornada, a WFM Inês Silva já tinha garantido o título nacional, com cinco vitórias e um prémio monetário de 200 euros. A única jogadora que poderia ultrapassá-la na classificação era a jovem russa Veronika Ryabukhina, mas para isso, a jogadora do GX Alekhine precisava vencer o duelo na primeira mesa. E assim aconteceu, com Ryabukhina celebrando a vitória no torneio e arrecadando 300 euros de prémio monetário, graças ao resultado no confronto direto.

Na terceira posição ficou Sofia Valente, campeã nacional feminina de Sub-14, representando o Xadrez Colégio Efanor, com um prémio monetário de 100 euros. Valente somou 4,5 pontos, graças à vitória na última ronda sobre Camila Avelino (ADRC Mata de Benfica). Raquel Duque (FC Barreirense e prémio monetário de 75 euros) ocupou a quarta posição, encerrando o pódio absoluto nacional com 4 pontos, beneficiando de um melhor coeficiente de desempate em relação a Mariana Silva (VSC e prémio monetário de 50 euros).

PARTILHE ESTE ARTIGO:

PASSOU EM DIRETO

Exit mobile version