Famalicão
ATUALIZAÇÃO/FAMALICÃO: Homem de 30 anos comandava grupo que sequestrava idosos. Assaltos planeados ao pormenor com ajuda de segurança privado
O Tribunal de Instrução Criminal do Porto decidiu prisão preventiva para cinco dos 19 detidos pela GNR, no decorrer de uma mega-operação que visava desmantelar uma rede criminosa que assaltou várias casas, sequestrando os moradores, por norma idosos e que resultou em buscas nos concelhos de Famalicão, Matosinhos, Santo Tirso, Valongo, Trofa, Gaia, Maia, Paços de Ferreira, Ermesinde, Braga, Guimarães e Oliveira de Azeméis, avança o JN.
Para além destes, outros 12 homens foram constituídos arguidos, acabando também apreendidas oito armas de fogo e 715 munições, 10 viaturas de gamas média e alta, 17 mil euros em dinheiro, 772 doses de heroína, 561 de cocaína e peças em ouro, entre outros materiais.
Estes detidos têm entre 19 e 50 anos e a maioria tem registo de antecedentes criminais. Eram investigados há cerca de dois anos, depois de uma série de três assaltos a estabelecimentos comerciais em Vila das Aves, em Santo Tirso.
As investigações terão concluído que o cabecilha desta rede era um homem de 30 anos que planeava meticulosamente cada crime e escolhia até quais os elementos do grupo mais adequados para cada crime.
Um outro membro do grupo, profissional de segurança privada, angariava informação privilegiada sobre as vítimas, sempre idosos, que os criminosos suspeitassem guardar avultadas quantias em dinheiro ou bens.
A presença de alarmes ou outras medidas de segurança seriam indicativo para o grupo que tal habitação ou estabelecimento guardaria os valores que “procuravam”.
-
Paíshá 1 semana
ASAE procedeu à apreensão de 350 mil euros em carne num entreposto frigorífico na Maia
-
Famalicãohá 6 dias
Idosos de Famalicão fazem visitas virtuais à Aldeia de Natal no centro da cidade
-
Paíshá 4 dias
Roubo de cordão de ouro leva à detenção de 4 pessoas em Vila Nova de Gaia
-
Famalicãohá 5 horas
Famalicão: Atropelamento numa passadeira faz um ferido em Calendário