Site icon Fama Rádio e Televisão

Famalicão e Engenho combatem desemprego e pobreza com o projeto CLDS 4G

Câmara Municipal de Famalicão em parceria com a Engenho – Associação Local de Desenvolvimento Local do Vale do Este, tem dinamizado o projeto CLDS 4G (Contrato Local de Desenvolvimento Social – Comunidades Incubadoras que consiste na criação de um conjunto de atividades e iniciativas para promover a inclusão social dos cidadãos através do aumento da empregabilidade para o combate a situações de pobreza.

No passado dia 27 de maio, decorreu a Reunião Plenária do CLAS na Junta de Freguesia da Carreira, onde foram partilhados os resultados já alcançados por este CLDS 4G.

(continue a ler o artigo a seguir)


Emissão em direto da Fama Rádio e Televisão também disponível na Smart tv da sua casa. Instale grátis!



Neste âmbito, destaca-se nove pessoas integradas profissionalmente com contrato de trabalho e três estágios profissionais como resultado de visitas a empresas e trabalho de proximidade junto dos agentes locais.

O projeto CLDS 4G tem também apostado em processos de formação e qualificação de jovens e adultos, nomeadamente através da celebração de protocolos de parceria com o Centro Qualifica de Famalicão, a Escola CIOR, a Associação Dar as Mãos, o Centro Social de Bairro e a ACIF.

Destaque ainda para mais de 600 alunos do 12º ano do Ensino Profissional, envolvidos em ações de Tubos d’Ensaio, trabalhando deste modo competências empreendedoras e a transição para o mundo laboral.

O trabalho do projeto CLDS 4G passa ainda por atendimentos descentralizados realizados nas freguesias em articulação com o tecido empresarial do concelho de Famalicão de forma a comprometer e envolver todos os agentes na procura de soluções territoriais que permitam fazer face a problemas de desemprego, baixas qualificações e situações de exclusão social.

O objetivo principal é envolver e (trans)formar territórios, vidas e pessoas, interconectando os agentes locais de forma a promover a capacitação, o desenvolvimento de atitudes e disposições para o emprego, para a iniciativa e para percursos de qualificação, capazes de consolidar maior coesão social e gerar um desenvolvimento económico inclusivo.

O CLDS-4G está focado num Plano de Ação centrado nas áreas do emprego, formação, qualificação e empreendedorismo, e irá vigorar até 31 de maio de 2023, implicando um investimento no concelho de 450 mil euros.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Exit mobile version