Siga-nos nas redes

Famalicão

Famalicão: Trabalhadores da Transdev iniciam hoje greve de 48 horas

Publicado

em

Os trabalhadores do grupo Transdev, que opera no Norte e Centro do país, iniciaram à meia-noite uma greve de 48 horas, a maior deste ano, concentrando-se às 09:00 nas instalações do Pinheiro, em Guimarães.

Trata-se da quinta greve do grupo Transdev este ano, e a maior, já que as quatro anteriores, todas convocadas pelo Sindicato dos Trabalhadores de Transportes Rodoviários e Urbanos do Norte (STRUN), tinham sido de 24 horas.

emissão em direto da famatv

José Manuel Silva, coordenador do STRUN, disse à Lusa que os trabalhadores não vão assinar o Acordo de Empresa proposto pelo grupo.

Numa reunião tida dia 05 de maio com a administração, “a empresa disse que não tinha mais nada para oferecer, simplesmente queria que nós assinássemos aquilo e depois para janeiro poderíamos discutir o resto que os trabalhadores pretendem”, de acordo com o sindicalista.

Questionada pela Lusa, a Transdev afirma que “solicitou ao STRUN que se voltasse a sentar à mesa junto com os demais representantes sindicais, para continuar a melhorar o acordo”, algo que o sindicato “não aceitou”.

“A empresa lamenta a indisponibilidade do STRUN para o diálogo, uma vez que é esse o caminho único para a obtenção de progresso e valorização dos trabalhadores, por parte das estruturas representativas junto das empresas”, refere a Transev, que afirma manter-se “sempre aberta a esse diálogo, logo que o STRUN decida dar a esta plataforma uma oportunidade”.

Em causa, segundo José Manuel Silva, já não estão os aumentos salariais, que chegaram às pretensões dos trabalhadores, mas “agora faltam as regalias que os trabalhadores perderam”.

A Transdev, por seu lado, recordou que “assinou um acordo coletivo com os representantes de todos os sindicatos, nomeadamente Fectrans (CGTP), SNMOT e STTANP em julho de 2022”, não subscrito pelo STRUN.

“Para 2023, o acordo evoluiu com aumentos salariais superiores a 8%, redução de tempo de trabalho, acesso a transporte e outros benefícios para os trabalhadores. O STRUN optou por não participar na mesa negocial”, refere a empresa.

Questionado sobre se falta pouco para chegar a acordo entre as partes, José Manuel Silva disse não saber, mas se a aproximação da empresa “não for suficiente, é para continuar” a luta.

O grupo Transdev tem uma operação repartida por pelo menos 14 empresas e consórcios no Norte e Centro, região na qual tem uma maior presença, segundo dados consultados pela Lusa.

A Norte, além de autorizações provisórias, a Transdev já opera, ao abrigo dos novos concursos públicos de transporte rodoviário de passageiros, em três comunidades intermunicipais (Cávado, Ave e Tâmega e Sousa), e operará num dos cinco lotes definidos para a Área Metropolitana do Porto (AMP).

No Centro, a empresa tem maior presença no transporte intermunicipal nas comunidades intermunicipais (CIM) da Região de Coimbra, Viseu Dão Lafões e Beira Baixa, e concentra 42% da despesa nas Beiras e Serra da Estrela.

Além do transporte intermunicipal, a Transdev opera ainda várias linhas de cariz municipal (por exemplo, em Aveiro e Covilhã) e transporte escolar.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

LER JORNAL

pub

Artigos Recentes

Famalicãohá 2 minutos

Famalicão: Radares da PSP estarão esta quinta-feira na Estrada Nacional 14

O dispositivo de radar de controlo de velocidade da PSP estará, esta quinta-feira em Famalicão, nomeadamente na Estrada Nacional 14,...

Bragahá 1 hora

Mulher de 70 anos perde a vida colhida por empilhador em Vila Verde

Uma mulher, com cerca de 70 anos, morreu hoje após ser colhida por uma empilhadora numa empresa, na localidade de...

Desportohá 1 hora

FC Famalicão: Martin Aguirregabiria prevê um “jogo bonito” no encerramento da I Liga

Agora que se aproxima o jogo que encerra a edição 2023/2024 da I Liga portuguesa de futebol, o defesa do...

Famalicãohá 2 horas

Famalicão: Teatro Narciso Ferreira apresenta Memorial do Convento a 24 de maio

O Teatro Narciso Ferreira apresenta, no dia 24 de maio, a peça de teatro Memorial do Convento de José Saramago,...

Famalicãohá 3 horas

Famalicão: Cineclube de Joane apresenta curtas metragens na Casa das Artes

O Cineclube de Joane aderiu à rede Shortcutz, um movimento internacional de curtas-metragens que visa apoiar a nova geração de...

Famalicãohá 3 horas

Famalicão: Programa Acompanhar já evitou abandono escolar de cerca de mil jovens

Durante o período letivo 2022/2023, o Programa Acompanhar, destinado a crianças e jovens em risco de abandonar o ensino, colaborou...

Famalicãohá 4 horas

Famalicão: Iniciativa “Dormir com os Livros” leva crianças e pais à Biblioteca Municipal

A Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco leva a cabo no dia 24 de maio a iniciativa “Dormir com os Livros”,...

Famalicãohá 5 horas

Músicos de Famalicão reuniram-se para criar o hino do concelho (vídeo)

O município de Famalicão divulgou, esta terça-feira, o seu hino, intitulado “Pequeno mundo onde pertenço, onde encontro a minha voz”....

Paíshá 6 horas

Meios de combate a incêndios florestais reforçado a partir desta quarta-feira

Os meios de combate a incêndios florestais vão ser reforçados a partir de hoje, passando a estar no terreno 11.293...

Famalicãohá 6 horas

Famalicão: Mouquim realiza Mostra Comunitária este sábado

Mouquim realiza este sábado (18 de maio), a sua Mostra Comunitária, um evento dirigido à comunidade que pretende mostrar o...

Arquivo

Mais Vistos