Famalicão
Famalicão: Sustentabilidade, inovação e inclusão valem presença entre as “Cidades Educadoras”

O Município de Vila Nova de Famalicão marcou presença no XVII Congresso Internacional de Cidades Educadoras, realizado na última semana em Curitiba, no estado do Paraná, Brasil, com a participação de representantes de aproximadamente 150 cidades de diversas partes do mundo.
Com o tema “Sustentabilidade, Inovação e Inclusão na cidade Educadora: transformando o presente”, o congresso promoveu debates sobre propostas e programas implementados em diferentes territórios, alinhados com os princípios das Cidades Educadoras.
Aqui, foram apresentados como exemplos de boas práticas os programas municipais “Famalicão: Educação ambiental, território educador e sustentável” e a iniciativa da Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco “ODS Famalicão: Juntos mudamos o mundo”. Estas iniciativas foram destacadas pela sua contribuição para a educação ambiental e pelo impacto positivo na comunidade, especialmente entre as crianças e o público escolar.
“Demos exemplos de boas práticas e dos resultados que estes programas têm conseguido atingir junto do publico mais jovem e de como a educação nas escolas pode ser verdadeiramente transformadora nesta preocupação com a sustentabilidade, seja ela ambiental, social, tecnológica ou económica” refere o vereador da Educação, Augusto Lima, que representou o município.
Durante o congresso, foi aprovada a proposta da Comissão Coordenadora da Rede das Cidades Educadoras Portuguesas para adotar o português como língua oficial das Cidades Educadoras. Esta proposta teve em conta a significativa presença de cidades portuguesas na Associação Internacional das Cidades Educadoras. “Somos quase um terço das cidades que integram a organização e a participação nos trabalhos e ações tem sido massiva, empenhada e com elevados contributos. Ao adotar o português como língua oficial, abrimos a porta a que as cidades dos países africanos de língua oficial portuguesa possam ser parte deste projeto” reforçou Augusto Lima.
Vila Nova de Famalicão integrou a Associação Internacional das Cidades Educadoras em 2010, uma organização que abrange cerca de 500 cidades de 34 países em todo o mundo.

-
Bragahá 1 semana
Homem de 40 anos detido com material de construção contrafeito em Esposende
-
Póvoa de Varzimhá 1 semana
Dois homens detidos na posse de armas de atordoamento para animais na Póvoa de Varzim
-
Póvoa de Varzimhá 6 dias
Queda de duas varandas por sorte não fez feridos na Póvoa de Varzim
-
Paíshá 2 dias
Segurança: 13 zonas da cidade do Porto vão ter guardas noturnos