Famalicão
Famalicão desenvolve as funcionalidades para se tornar numa ‘smart city’
O evento “B-Smart” trouxe a Famalicão todas as funcionalidades e oportunidades de uma cidade inteligente e sustentável, este fim de semana, momento em que foram debatidos os conceitos das “Cidades do Futuro”, a “Sustentabilidade e Economia Circular para as Cidades do Amanhã” ou o “papel dos jovens nas ‘smart cities’”.
Sobre o papel de Famalicão neste sentido, o presidente da Câmara Municipal de Famalicão fez questão em referir que “o centro urbano renovado foi pensado precisamente para podermos desenvolver uma cidade com uma dimensão tecnológica que nos permita ter informação para os cidadãos, dados em tempo real que nos permitam monitorizar e gerir mobilidade, aproveitar recursos e promover a sustentabilidade”, frisou.
Em Famalicão. este conceito concretiza-se através de um Centro de Controlo Urbano. Este centro processa, analisa e compara informações recolhidas pelos dispositivos de sensorização espalhados pela cidade, assim como dados autárquicos variados fornecidos pelos serviços municipais e informações integradas provenientes de instituições nacionais e de ferramentas tecnológicas universais. Segundo o autarca, isso permite “ter instrumentos de trabalho para promover uma cidade tecnológica e funcional, e com isso estamos a acrescentar valor, com isso ganhámos todos”.
-
Paíshá 1 semana
Cada golo da ‘final four’ da Taça da Liga vai valer dois equipamentos especializados para os bombeiros
-
Paíshá 7 dias
Mau tempo: Proteção Civil registou 245 ocorrências até às 14:00
-
Regiãohá 5 dias
Atualização: Quatro pessoas feridas e A3 cortada ao trânsito após registo de três acidentes em três horas
-
Desportohá 19 horas
FC Famalicão: Italianos da Lazio fazem proposta por Mirko Topic