Famalicão
Famalicão desenvolve as funcionalidades para se tornar numa ‘smart city’

O evento “B-Smart” trouxe a Famalicão todas as funcionalidades e oportunidades de uma cidade inteligente e sustentável, este fim de semana, momento em que foram debatidos os conceitos das “Cidades do Futuro”, a “Sustentabilidade e Economia Circular para as Cidades do Amanhã” ou o “papel dos jovens nas ‘smart cities’”.
Sobre o papel de Famalicão neste sentido, o presidente da Câmara Municipal de Famalicão fez questão em referir que “o centro urbano renovado foi pensado precisamente para podermos desenvolver uma cidade com uma dimensão tecnológica que nos permita ter informação para os cidadãos, dados em tempo real que nos permitam monitorizar e gerir mobilidade, aproveitar recursos e promover a sustentabilidade”, frisou.
Em Famalicão. este conceito concretiza-se através de um Centro de Controlo Urbano. Este centro processa, analisa e compara informações recolhidas pelos dispositivos de sensorização espalhados pela cidade, assim como dados autárquicos variados fornecidos pelos serviços municipais e informações integradas provenientes de instituições nacionais e de ferramentas tecnológicas universais. Segundo o autarca, isso permite “ter instrumentos de trabalho para promover uma cidade tecnológica e funcional, e com isso estamos a acrescentar valor, com isso ganhámos todos”.

-
Paíshá 1 semana
Atualização: Bebé de 1 ano ferido em tentativa de atropelamento após rixa na Maia
-
Economiahá 1 semana
Salário médio em Portugal subiu para os 1.602 euros em 2024
-
Paíshá 6 dias
IPST apela à dádiva de sangue após sazonalidade dos vírus respiratórios
-
Desportohá 2 dias
Famalicão tem a sua melhor defesa desde 1992/93: 5 jogos sem sofrer derrotas ou golos