Site icon Fama Rádio e Televisão

Inovações têxteis captam fundos europeus para Famalicão

O Município de Famalicão é uma das 114 entidades portuguesas visadas na atribuição de um pacote total de 51 milhões de euros em fundos europeus, referentes ao Cluster 6 do Horizonte Europa, que abrange as áreas de Alimentação, Bioeconomia, Recursos Naturais, Agricultura e Ambiente, bem como as Missões Oceano & Águas e Solo e a Parceria Europeia Indústrias Circulares de Base Biológica.

A verba em causa será dirigida ao projeto TexMaTer: Retrieving novel TEXtile solutions from MArine and TERrestrial biomass, focado na produção de fibras celulósicas e bioformulações para acabamentos têxteis, recorrendo à utilização de biomassa subutilizados e resíduos provenientes de práticas agrícolas e da produção de micro e macroalgase têxteis domésticos pós-consumo, que são usadas como novas fontes de celulose.

Os produtos aqui criados destacam-se pela sua funcionabilidade e sustentabilidade, sendo posteriormente aplicados em protótipos para os mercados de moda e têxteis lar.

“Estes resultados refletem a crescente competitividade nacional e a forte presença de Portugal em projetos colaborativos europeus de investigação e inovação, algo que a Agência Nacional de Inovação se tem empenhado em potenciar”, afirma Sílvia Garcia, Administradora da ANI (Agência Nacional de Inovação).

Entre 2021 e 2023, Portugal captou cerca de 128 milhões de euros no Cluster 6 do Horizonte Europa, incluindo contribuições para as Missões Oceano & Águas e Solo, e a Parceria Europeia Indústrias Circulares de Base Biológica (CBE JU).

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Exit mobile version