A escola profissional CIOR, de Famalicão, tem em curso um workshop de eletrónica e instalações elétricas visando as turmas do terceiro ano da EB Valdossos, na freguesia de Fradelos, sob tutela do diretor do curso de eletrónica e automação, Pedro Veloso.
O objetivo desta iniciativa, segundo a escola, é despertar nas crianças o espírito de curiosidade e o interesse por questões ligadas à tecnologia, nas áreas da eletricidade, eletrónica e afins, tomando conhecimento de alguns componentes e conceitos básicos.
Neste contexto, os alunos produziram um equipamento eletrónico simples: um pisca-pisca em placa de circuito impresso, onde aprenderam a seguir um esquema eletrónico, soldar os componentes e utilizar ferramentas específicas de forma adequada.
“Ficámos surpreendidos com a capacidade de execução destes alunos tão novos, no que se refere ao jeito, interesse, cuidado e atitude demonstrados”, salientou Pedro Veloso.
Ainda segundo a CIOR, cada aluno teve a oportunidade de levar para casa o produto do seu trabalho.
Esta ação contou com o apoio de sete alunos da turma EL27, do décimo ano.
Esta iniciativa enquadra-se no âmbito de um protocolo em vigor celebrado entre o Agrupamento de Escolas de Ribeirão e a CIOR tendo em vista, entre outros aspetos, “criar momentos de sensibilização e motivação das crianças para questões ligadas à experimentação, pesquisa e descoberta nas áreas técnica e tecnológicas”.
A próxima sessão já está agendada para o dia 07 de junho, onde as crianças vão lidar com inteligência artificial aplicada a drones.