A comunidade de Vermoim esteve reunida, este domingo, para o Passeio da Freguesia, que levou este coletivo a Oliveira de Azemeis e Ílhavo, na região Centro.
A preimeira das suas paragens foi para conhecer o Santuário e Parque de Nossa Senhora de La Salette, onde puderam apreciar a beleza local através dos miradouros. Este foi também o local escolhido para o pequeno-almoço, oferecido pela autarquia local. Aqui, puderam ainda visitar a Oficina do Berço Vidreiro que produz peças de vidro artesanais únicas.
“O Sr. Morgado, que trabalha no espaço há mais de 50 anos explicou, de forma detalhada a todos os Vermoinenses presentes, os passos da conceção das peças de vidros que ali estão à venda. Um momento único e especial que ficará na memória de todos”, frisam os responsáveis.
Depois de um almoço no no Parque de Merendas de Ílhavo, com oferta do tradicional porco no espeto, café e doces, a parte inicial da tarde foi destinada a apreciar o belo cenário da da extensão da ria de Aveiro, num ambiente de descontração, onde se juntaram a música tradicional portuguesa para animar.
Depois, o grupo dirigiu-se ao Museu da Vista Alegre, que conta longos anos da história desta fábrica, a evolução estética da produção de porcelana, e o seu contributo para a cultura portuguesa desde o século XIX, contendo um dos espólios museológicos do género, que conta com mais de 30.000 peças.