Siga-nos nas redes

Desporto

Rio Ave X Famalicão: “Vai ser um bom espetáculo. O Famalicão vem com esse espírito”

Publicado

em

O Rio Ave pretende “aproximar-se da imagem que construiu e foi reconhecida com mérito” esta temporada na receção ao Famalicão, na sexta-feira, da 34.ª e última ronda da I Liga de futebol, frisou hoje o treinador Luís Freire.

“Sabemos a imagem que demos em 95% ou mais das nossas partidas. Somos um grupo unido, que deu a vida pelo clube nos últimos dois anos, superou muitas dificuldades e se esforçou. Essa foi a grande imagem de marca da equipa, que realizou jogos de qualidade e conseguiu o seu objetivo com mérito. Queremos ser iguais a nós próprios na última vez em que vamos estar juntos este ano”, afirmou o técnico, em conferência de imprensa de antevisão à partida.

Um ano depois de terem arrebatado o título de campeão da II Liga e alcançado a subida de divisão, os vila-condenses preparam-se para terminar a sua 28.ª presença no escalão principal, tendo ainda hipóteses de finalizar a prova na metade superior da classificação.

O Rio Ave vai acabar, no pior dos cenários, na 12.ª posição, que atualmente ocupa, mas precisa de derrotar o Famalicão e, em simultâneo, aguardar que o Casa Pia (nono) perca frente ao Gil Vicente e que o Boavista (10.º) e o Vizela (11.º) não batam o Desportivo de Chaves e o Sporting, respetivamente, para acabar entre os nove primeiros classificados.

“Conseguimos coisas muito importantes para o clube. Logicamente, será sempre melhor se ficarmos no nono lugar, mas vamos à luta com o sentimento de dar o nosso melhor e acabar a época com o máximo de alegria possível. Depois, se acabarmos em nono, acho que é justo. Se calhar, para fora é diferente se ficarmos em 10.º, 11.º ou 12.º. Para nós, não acredito. O sentimento de conquista já está dentro de nós”, confidenciou Luís Freire.

Inserido numa série de duas derrotas seguidas e três jogos sem vencer, o Rio Ave pode ainda igualar os 21 pontos somados na primeira volta se bater o Famalicão, que ficou na ronda anterior sem chances de aceder às pré-eliminatórias da Liga Conferência Europa.

“Quero que a equipa se divirta em campo e tenha um compromisso à imagem de mais de 95% dos jogos desta época. Criámos sete ou oito ocasiões claras de golo no último jogo [derrota por 1-3 frente ao já despromovido Paços de Ferreira]. Tivemos vontade de jogar, de reagir forte à perda da bola e de nos sacrificarmos para poder representar bem aquilo que fomos sempre na I Liga. Creio que amanhã [sexta-feira] irá ser um bom espetáculo e que o Famalicão vem com esse espírito de querer jogar e de desfrutar do jogo”, anteviu.

Joca continua lesionado e João Graça está em dúvida, ao passo que Costinha,André Pereira e Costinha vão cumprir castigo, numa fase em que Luís Freire tenta “valorizar e canalizar para a equipa sénior” alguns atletas formados nas camadas jovens do Rio Ave.

Na senda de Costinha, Fábio Ronaldo, Magrão, Bruno Ventura ou Julien Lomboto, Jorge Karseladze, de 18 anos, estreou-se na última semana e visa agora fazer o primeiro duelo a titular pelos vila-condenses, que estão impedidos pela FIFA de inscrever novos atletas.

“Ele ainda é júnior e vamos ver aquilo que pode acontecer, mas isto dá-lhe bastante mais preparação para a próxima temporada. De resto, temos de organizar e definir objetivos e de começar a preparar o futuro do Rio Ave, que poderá ter o mercado aberto ou fechado. Há que arranjar soluções cá dentro, preparar todos os contextos e fazer evoluir estes jovens o mais rápido possível, vendo a sua qualidade e as respostas dadas”, concluiu Luís Freire.

O Rio Ave, 12.º colocado, com 39 pontos, recebe o Famalicão, sétimo, com 43, na sexta-feira, às 19:00, no Estádio do Rio Ave FC, em Vila do Conde, sob arbitragem de Carlos Macedo, da Associação de Futebol de Braga.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

PASSOU EM DIRETO

Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Famalicãohá 4 horas

Famalicão: Saída da Avenida Marechal Humberto Delgado esteve cortada após derrame na via

O derrame de uma substância oleosa levou ao corte do trânsito num segmento da Avenida Marechal Humberto Delgado, que faz...

Desportohá 9 horas

“Não esperávamos chegar tão longe”. Mafalda Mesquita e Tiago Costa nadaram mais rápido e foram campeões na Roménia

Famalicão já nos habituou a resultados desportivos de excelência e uma das modalidades que mais pódios e medalhas traz para...

Famalicãohá 9 horas

Famalicão: Fundação Cupertino de Miranda lamenta morte do artista plástico Sergio Lima

A Fundação Cupertino de Miranda, de Famalicão, lamentou hoje o falecimento de Sergio Lima, artista brasileiro que está representado na...

Famalicãohá 9 horas

Famalicão: Sofia Correia toma  posse como coordenadora das Mulheres Socialistas

Sofia Correia tomou  posse, esta semana,  como coordenadora das Mulheres Socialistas, Igualdades e Direitos de Famalicão, na sequência dos resultados...

Desportohá 11 horas

FC Famalicão apresenta amanhã o plantel e novo equipamento no centro da cidade

Este sábado, o Futebol Clube Famalicão apresenta o plantel 2024/2025. A festa vai acontecer na Praça Cupertino de Miranda, no...

Famalicãohá 12 horas

Dia dos Avós celebrado no Santuário de Nossa Senhora do Carmo

Foram cerca de 300 os séniores que se reuniram nesta Sexta feira, dia em que se comemora o Dia Mundial...

Famalicãohá 13 horas

Famalicão: Campo de Jogos da Breia em Vermoim de cara lavada e com novo regulamento

A Junta de Freguesia de Vermoim procedeu à limpeza e manutenção do Campo de Jogos da Breia.”Foram substituídas as balizas...

Famalicãohá 14 horas

Famalicão: Programa Casa Feliz ajuda mais 10 famílias a melhorar as suas habitações

O programa municipal “Casa Feliz” vai ajudar mais 10 famílias famalicenses a realizar obras nas suas habitações. Os novos apoios...

Desportohá 15 horas

Diário da Volta a Portugal, dia 3

A Volta a Portugal é na Fama Rádio. Acompanhe aqui o resumo diário do repórter Armando César, referente à última...

Regiãohá 15 horas

Santo Tirso: mulheres que burlavam idosos detidas pela GNR. Duas ficaram em prisão preventiva

A GNR  deteve, no passado dia 23 de julho,  três mulheres, com idades compreendidas entre os 34 e os 58...

Arquivo

Mais Vistos