Siga-nos nas redes

Famalicão

Famalicão: Acusados da morte de Hugo Ribeiro apresentam versões diferentes em tribunal

Publicado

em

No Tribunal Criminal de Guimarães, iniciou-se, esta segunda-feira, o julgamento de dois homens acusados da morte de Hugo Ribeiro, um jovem de 21 anos, ocorrida à porta da discoteca Noa, em Vila Nova de Famalicão, na madrugada de 7 de março de 2022. Sob apertadas medidas de segurança, os arguidos, Diogo Meireles, conhecido como ‘Xió’, e Bruno Ribeiro, apelidado de ‘espanhol’, apresentaram relatos contraditórios sobre o incidente, avança a agência Lusa.

Diogo Meireles admitiu em tribunal ter esfaqueado a vítima, alegando ter agido em legítima defesa. Atribuiu, no entanto, a Bruno Ribeiro a responsabilidade pela pedrada na cabeça que causou a morte de Hugo Ribeiro, após confrontos entre dois grupos desconhecidos entre si.

Por sua vez, Bruno Ribeiro confessou apenas ter atirado uma pedra “do tamanho da mão” na direção do grupo onde se encontrava a vítima, em resposta a pedras lançadas pelo grupo adversário, enquanto fugiam do local. Negou, porém, ter estado perto do corpo da vítima, ter proferido a frase “estou desgraçado” ou ter mexido no telemóvel do jovem, como ‘Xió’ havia afirmado.
Como era a primeira vez que os arguidos, ambos com 28 anos e em prisão preventiva, iam prestar declarações sobre o processo, o procurador do Ministério Público requereu que falassem sem a presença do outro, o que foi aceite pelo coletivo de juízes.

Diogo Meireles contou ao tribunal que, por volta das 05:20, ele e Bruno Ribeiro chegaram à discoteca e, enquanto aguardavam pela entrada, sem perceber porquê, levou um soco na cara de um dos membros do grupo da vítima, que tinha acabado de ser expulso da discoteca.

Nessa sequência, acrescentou, continuou a ser “agredido, pontapeado e socado” por “dois ou três” elementos, até ao momento em que conseguiu retirar a faca da mão de um deles, ripostou e esfaqueou um dos alegados agressores.

“Foi por Deus que consegui tirar a faca. Não sou nenhum assassino, não matei ninguém. Eu também sou vítima”, afirmou ‘Xió’, lamentando e pedindo desculpa ao tribunal e à família pela morte do jovem, da qual só soube no dia seguinte pelas notícias.

Este arguido contou depois ter visto Bruno Ribeiro junto ao corpo da vítima, prostrada no solo, perguntando-lhe o que se tinha passado, a que ‘espanhol’ terá respondido: “vamos embora, vamos embora”.

Diogo Meireles assumiu ter trazido, por engano, pois pensava ser o seu, o telemóvel da vítima, que se encontrava no chão, referindo que, já na viatura, ligaram várias vezes, atribuindo essas chamadas “aos outros” do grupo da vítima, havendo troca de palavrões.

‘Xió’ relatou que, numa dessas chamadas passou o telemóvel a Bruno Ribeiro, que também respondeu da mesma forma, acrescentando que ‘espanhol’ disse, ainda na viatura Uber em que seguiam: “estou desgraçado, estou desgraçado”.

Bruno Ribeiro corroborou a versão de Diogo Meireles apenas na parte das agressões iniciadas por elementos do outro grupo, sublinhando que também ele foi “agredido e espancado”.

Quanto à morte de Hugo Ribeiro, este arguido afirmou que só soube da mesma uns “dois meses depois”, referindo ser “mentira” a versão apresentada por ‘Xió’ que o envolvem no homicídio.

O julgamento prossegue em 02 de junho.

Aquando da saída das carrinhas com os presos do tribunal, familiares e amigos de Diogo Meireles proferiram frases como: “`Xió’, nós sabemos que estás inocente” ou “‘espanhol’, assume o que fizeste”, perante o olhar do dispositivo policial.

Bruno Ribeiro fugiu para o Brasil 18 dias após o crime, mas o processo seguiu os seus trâmites e o início do julgamento esteve marcado várias vezes e foi sendo adiado.

O crime aconteceu na madrugada de 07 de março de 2022, quando Bruno Ribeiro e Diogo Meireles, conhecido por “Xió” e arguido no processo que envolve o superdragão Marco “Orelhas”, chegaram à discoteca Noa e foram barrados à entrada, envolvendo-se de seguida em confrontos com outros clientes do espaço de diversão noturna, acabando com a morte de Hugo Ribeiro, de 21 anos, à pedrada e à facada.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Paíshá 2 horas

IPMA alerta para risco agravado de incêndios nesta fase de temperaturas acima dos 30 gruas

As temperaturas em Portugal continental vão manter uma trajetória ascendente até sábado, ultrapassando os 33ºC em várias regiões, segundo o...

Famalicãohá 3 horas

Antoninas 2025: de 6 a 13 de junho (Programa completo)

Conheça aqui o programa completo das Festas Antoninas 2025 de Vila Nova de Famalicão. As Festas Antoninas integram o Inventário...

Regiãohá 3 horas

Vila do Conde: Semana do Pescador decorre até 31 de maio

A exposição de fortografia “St. John’s 66”, de Wayne Ralph, instalada no Mercado das Caxinas, é um dos pontos altos...

Póvoa de Varzimhá 3 horas

Póvoa de Varzim: programa completo das Festas de S. Pedro 2025

25 de Junho | 4ª feira 26 junho | 5ª feira 27 junho | 6ª feira 28 junho | sábado...

Póvoa de Varzimhá 3 horas

Debate Europeu sobre turismo azul na Póvoa de Varzim

No próximo dia 30 de maio, às 18h00, o Cine-Teatro Garret vai receber as II Jornadas do Mar, uma iniciativa...

Bragahá 3 horas

Alto desempenho no desporto e organizações: Conferência UMinho decorre a 29 de maio

O Gabinete de Projetos Especiais da Universidade do Minho organiza no próximo dia 29 de maio, às 18h00, no campus...

Regiãohá 3 horas

Ponte da Barca prepara festa para o Dia Mundial da Criança

A Câmara Municipal de Ponte da Barca celebra o Dia Mundial da Criança no próximo dia 2 de junho de...

Economiahá 3 horas

COTEC Portugal: eleita nova direção com foco no crescimento pela inovação

A COTEC Portugal – Associação Empresarial para a Inovação realizou hoje a sua Assembleia Geral, elegendo os novos Corpos Sociais...

Bragahá 4 horas

BragaHabit reconhecida internacionalmente por inovação pública e participação cívica

A BragaHabit, empresa municipal de habitação de Braga, foi distinguida como uma das cinco instituições vencedoras da chamada internacional “Buenas...

Desportohá 4 horas

FC Famalicão: Óscar Aranda supera Trincão e Viktor Gyökeres na lista dos mais dribladores

Nesta fase retrospectiva da edição 2024/2025, um dos talentos do FC Famalicão volta a receber alto destaque: falamos de Óscar...

Arquivo

Mais Vistos