Siga-nos nas redes

Famalicão

Escuteiros comemoram 100 anos de atividade em Portugal. Braga recebe a grande festa este sábado

Publicado

em

Mais de 23 mil escuteiros de todo o país vão comemorar no sábado, em Braga, o centenário do Corpo Nacional de Escutas (CNE), considerado a maior associação de jovens em Portugal, contando com cerca de 67 mil membros.

Fundado em Braga em 27 de maio de 1923, por iniciativa do arcebispo Manuel Vieira de Matos e Avelino Gonçalves, que em Roma mantiveram os primeiros contactos com o movimento ao assistirem, em 1922, a um desfile de 20.000 escutas durante o Congresso Eucarístico Internacional, o CNE tem contribuído, segundo os seus responsáveis, “para o desenvolvimento integral de milhares de jovens, muitos deles tornando-se membros ativos das suas comunidades e personalidades de relevo na sociedade”.

(continue a ler o artigo a seguir)


Emissão em direto da Fama Rádio e Televisão também disponível na Smart tv da sua casa. Instale grátis!



As comemorações, para as quais são esperadas as presenças do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e do secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Correia, vão desenrolar-se ao longo de todo o dia, estando previstas muitas centenas de atividades, como jogos, oficinas ou concertos, assegura a organização.

A inauguração de um monumento alusivo ao centenário, da autoria do escultor Paulo Neves, e o lançamento pelos CTT de um selo comemorativo do centenário estão também previstos no programa, que terminará com o “Fogo de Conselho”, após a missa agendada para as 20:00, no Altice Fórum Arena, presidida pelo arcebispo José Cordeiro.

O movimento escutista católico em Portugal está presente em todo o país, contando com 67.000 escuteiros em mais de 1.000 agrupamentos locais no território continental, regiões autónomas dos Açores e Madeira, além de Genebra, Zurique e Macau.

Os escuteiros estão distribuídos em quatro secções – Lobitos (dos 6 aos 10 anos), Exploradores e Moços (10-14), Pioneiros e Marinheiros (14-18) e Caminheiros e Companheiros (18-22). Estão ainda contabilizados mais de 14 mil Dirigentes.

Entre diferentes momentos importantes na história dos seus 100 anos, o CNE destaca, logo nos primeiros tempos, a realização do I Acampamento Nacional, em 1926, em Aljubarrota, a visita a Portugal do fundador do escutismo, Baden-Powell, em março de 1929, o I Congresso Nacional de Dirigentes, ainda em 1929, bem como a participação, em agosto desse ano, no 3.º Jamboree Internacional de Arrowe Park.

Reconhecendo a importância do CNE, a Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) emitiu neste mês de maio uma nota pastoral, na qual considerou que “o Escutismo desempenha na sociedade um papel complementar das demais instâncias educativas. A sua relevante pedagogia tem provas dadas pelo mundo inteiro e ao longo de mais de um século, sem perder a sua pertinência”.

No documento, a CEP assinalou que o Escutismo, “ainda antes de se acentuar a consciência ecológica na sociedade”, já “promovia uma maneira de estar em perfeita harmonia com o meio ambiente e a natureza”, dando “um assinalável contributo no crescimento da consciência comunitária do respeito para com a Criação”.

Os bispos realçaram, também, o compromisso do Escutismo “com a construção da paz e com o respeito para com todos, patamar comum para o entendimento entre diferentes nações, culturas e religiões”, sustentando que esta “vertente ecuménica e inter-religiosa constitui um estímulo e um sinal de esperança, num mundo assolado por guerras e divisões”.

Sobre os 100 anos do Escutismo Católico Português, que se assinalam neste sábado, a CEP reconheceu que o percurso do CNE “nem sempre foi linear”, tendo vivido “momentos atribulados, como aliás o próprio país e a Igreja”, mas “a perseverança, a resiliência e a fé de muitos permitiram manter o rumo, superando os obstáculos”.

Citando o lema escutista – “sempre alerta para servir” –, a CEP adiantou que “promover autenticamente as diretrizes escutistas, privilegiando o serviço aos mais pobres, doentes e necessitados, é um caminho que pode potenciar o desabrochar da vocação cristã no seio da Igreja”.

Aos membros do CNE, os bispos lançaram “um renovado desafio da fidelidade”, que “pressupõe perseverança para superar obstáculos”, bem como “o constante alimento da fé na oração, na proximidade com a Palavra de Deus, na vida sacramental e no exercício da caridade”.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

LER JORNAL

pub

Artigos Recentes

Desportohá 16 minutos

“A evolução é notória”: Novo Famalicão pronto para contrariar Sporting em momento de liderança

 A equipa do Famalicão vai apresentar-se “moralizada” frente ao Sporting, na terça-feira, no jogo em atraso da 20.ª jornada da...

Regiãohá 42 minutos

Homem com problemas mentais desaparecido desde a última quinta-feira em Santo Tirso

Encontra-se desaparecido desde a última quinta-feira António Martins da Silva de 55 anos, residente em Santa Cristina do Couto, em...

Santo Tirsohá 48 minutos

Santo Tirso: Trabalhos de requalificação do recinto da feira devem demorar um ano

As obras de requalificação do recinto da feira de Santo Tirso arrancam este mês de abril e devem demorar um...

Desportohá 3 horas

Famalicão: Simão Aires da PatinAve sagra-se vice-campeão no Campeonato Distrital de Solo Dance

Os atletas da Academia de Patinagem do Ave estiveram este fim de semana em competição no Campeonato Distrital de Solo...

Famalicãohá 4 horas

Famalicão: 400 pessoas celebraram o “Dia das Famílias” da Associação Gerações

A Associação Gerações realizou, este domingo, o “Dia das Famílias”, um evento dedicado à sua comunidade, que assim regressou para...

Desportohá 4 horas

Famalicense Ballas Jr. conquista medalha de bronze em prova do Campeonato do Mundo de Enduro

O piloto famalicense Ballas Jr. esteve este fim de semana em competição no Enduro GP em Valpaços, a sua estreia...

Desportohá 5 horas

Delães recebe 360 atletas para disputar “Taça Nacional CPK” de karate

Pavilhão Municipal de Delães recebe, este domingo 21 de abril, mais uma edição da “Taça Nacional CPK” de karate, um...

Póvoa de Varzimhá 5 horas

Ex-nadador salvador resgata dois adultos e duas crianças do mar da Aguçadoura na Póvoa de Varzim

Dois homens com cerca de 40 anos e duas crianças com 13 anos foram resgatados, este domingo, das águas do...

Famalicãohá 6 horas

Famalicão: Incêndio deflagra em habitação em Gondifelos

Um incêndio deflagrou, na noite deste domingo, numa habitação, na Rua do Centro, em Gondifelos, Famalicão. De acordo com informações...

Desportohá 6 horas

Famalicense Tomás Araújo marca um dos golos da vitória do Benfica sobre Moreirense (vídeo)

O jovem futebolista famalicense Tomás Araújo foi elemento fundamental na vitória do Benfica sobre o Moreirense, na partida disputada na...

Arquivo

Mais Vistos