Siga-nos nas redes

Famalicão

Investigadora de Famalicão vence Prémio Res Publica com ensaio sobre a Nova Direita

Publicado

em

A investigadora do Centro de Ética, Política e Sociedade (CEPS) da Universidade do Minho (UMinho) Patrícia Fernandes venceu o Prémio Res Publica 2021, com o ensaio “A Nova Direita no século XXI: identitária, nacionalista e cristã”, foi hoje anunciado.

Em comunicado, a UMinho acrescenta que a distinção, no valor de 2500 euros, vai ser entregue na quarta-feira, 25 de maio, na sede da Fundação Res Publica, em Lisboa.

“Analisei as bases ideológicas da Nova Direita contemporânea e as ligações à Nova Direita francesa surgida nos anos 1970. Por outro lado, mostrei as razões que levam os partidos e movimentos associados à Nova-Nova Direita a cativarem um número crescente de eleitores. A junção destas duas perspetivas é pouco trabalhada em Portugal e o júri decidiu reconhecer-me o mérito”, resumiu Patrícia Fernandes.

Os seus estudos nos últimos anos mostram como os discursos políticos hegemónicos tendem a silenciar os discursos que estão nas margens.

“Mas esse silenciamento acaba por fracassar com o tempo, pois os projetos políticos têm um prazo-limite de eficácia e, além disso, o silenciamento reforça o sentimento de revolta de quem é silenciado”, explicou, citada no comunicado.

Para a investigadora, “o consenso que nasceu com o final da II Guerra Mundial tendeu a silenciar uma margem da população menos globalista, mais nacionalista, mais religiosa e mais identitária, mas os efeitos económicos e sociais desse consenso político têm vindo a engrossar as margens”.

“As elites políticas estão a optar por intensificar o silenciamento, mas hoje isso é infrutífero, já que nas redes sociais e nas plataformas mais obscuras da internet as margens reforçam o sentimento de revolta e, também, o de pertença a um grupo, sentem que não estão sozinhas”, sustenta.

Acrescenta que essa realidade foi evidente nos EUA, com a eleição e o mandato de Donald Trump, e nas recentes eleições em França, com o crescimento sustentado dos “enraizados”, como define o autor britânico David Goodhart.

A parte final do ensaio de Patrícia Fernandes debruça-se sobre o contexto em Portugal, onde “o fenómeno está a chegar com atraso, mas o crescimento e a afirmação do Chega como terceira força política demonstram a mesma dinâmica”.

“Será que as nossas elites políticas vão reconhecer a legitimidade democrática dessas vozes ou, então, vão repetir a tentativa de silenciamento de outros países? É essa a análise que vou continuar a desenvolver”, disse ainda.

A Fundação Res Publica galardoa a cada ano um ensaio inédito sobre temas políticos e económico-sociais.

O júri desta terceira edição foi composto por Edite Estrela (presidente), Constança Urbano de Sousa, Pedro Bacelar de Vasconcelos, Filipe Nunes e Rui Pena Pires.

Esta é a segunda distinção do CEPS na iniciativa, já que a edição inaugural laureou Roberto Merrill e o seu ensaio sobre rendimento básico.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Desportohá 7 horas

Sub-23 do FC Famalicão empatam frente ao Torreense

As equipas sub-23 do FC Famalicão e Torreense protagonizaram, no final da tarde desta quarta-feira, a jornada final da fase...

Regiãohá 7 horas

Vila do Conde: Mulher atropelada por mota fica gravemente ferida

Uma mulher ficou gravemente ferida, na tarde desta quarta-feira, na sequência de um atropelamento rodoviário, envolvendo um motociclo, na rua...

Póvoa de Varzimhá 8 horas

Beatificação de Alexandrina de Balasar fez 21 anos. Papa Francisco foi homenageado nas cerimónias

O feriado da última sexta-feira foi marcado pelas comemorações dos 21 anos da beatificação de Alexandrina de Balasar, celebrados no...

Famalicãohá 9 horas

Famalicão: Agrupamento D. Sancho I decorado com flores para celebrar a tradição das Maias

Os jovens celebram a tradição das Maias no Agrupamento de Escolas D. Sancho I, um hábito mantido nos últimos anos...

Famalicãohá 10 horas

Famalicão sem chuva neste feriado de 01 de Maio. “Máximas” voltam a subir até aos 22 graus

Apesar dos momentos de chuva forte sentidos nesta quarta-feira, Famalicão espera um feriado de 01 de Maio seco, embora com...

Bragahá 11 horas

Ave: Homem de 21 anos detido após tentar atropelar o próprio pai em Vizela

Um homem de 21 anos foi detido, este sábado, por alegadamente tentar atropelar o próprio pai com uma viatura ligeira,...

Famalicãohá 12 horas

Famalicão: Jardim de infância em Brufe alvo de assalto

O Jardim de Infância de Eiral, na freguesia de Brufe, no concelho de Famalicão, foi alvo de um assalto, na...

Desportohá 12 horas

Famalicão: Pacense vs. Oliveirense e dérbi entre Benfica e Sporting decidem finalistas da Taça de Portugal de hóquei

Os treinadores dos semifinalistas da Taça de Portugal de hóquei em patins realçaram hoje o valor dos respetivos adversários, assumindo...

Desportohá 13 horas

Guarda-redes famalicense Ricardo Velho afastado dos relvados até ao final da época após operação ao joelho

O guarda-redes famalicense Ricardo Velho, guardião da baliza do Farense, está afastado das competições nesta reta final da I Liga,...

Famalicãohá 14 horas

Famalicão: Festival Lusco Fusco convida famílias para celebrar tradições no Parque da Devesa

Este sábado, dia 03 de maio, Famalicão promove o Festival Lusco Fusco, um projeto promovido pela Associação Cultural, Desportiva e...

Arquivo

Mais Vistos