Site icon Fama Rádio e Televisão

Famalicão: Parque de Sinçães será aumentado até à zona do Tribunal. Pelhe ganha novo espaço dedicado ao desporto

A Câmara Municipal de Famalicão vai avançar com a construção de dois parques, nas zonas de Pelhe e Sinçães Norte, duas empreitadas que irão ser desenvolvidas numa área total de 10 hectares, representando um investimento da autarquia de cerca de 5 milhões de euros.

Estes são “dois projetos muito ambiciosos que vão criar uma nova centralidade e que se assumem como um prolongamento da cidade para Norte e Sul, interligando-se e complementando outros espaços verdes urbanos como é o caso da Devesa e do Sinçães”, expressa o presidente da Câmara Municipal, sobre as duas obras com início agendado para o início de agosto.

O Parque de Sinçães Norte, localizado em Gavião, com 2,2 hectares, será uma extensão do atual parque. A intervenção, orçada em 1,8 milhões de euros, inclui a renaturalização da sub-bacia da ribeira local, a criação de espaços verdes, caminhos pedonais, plataformas e travessias, além da reestruturação das redes de infraestruturas públicas e do arruamento a nascente.

O projeto prevê ainda a requalificação do leito e margens da ribeira, com a plantação de mais de 500 árvores, promovendo a ligação ao bairro de S. Vicente e à nova área urbana até à zona do Tribunal.

Já o Parque do Pelhe, situado no Lugar dos Queimados, na União de Freguesias de Famalicão e Calendário, ocupará 8 hectares e terá um carácter lúdico e desportivo. Com um investimento de 2,9 milhões de euros, o parque contará com infraestruturas para atividades como voleibol de praia, basquetebol, skate, rappel, minigolfe, petanca e jogo da malha, integradas num corredor verde ao longo do Rio Pelhe, com mais de 5 mil árvores e arbustos.

“São dois parques que vão reabilitar o espaço público, impulsionar e valorizar a regeneração urbana destas zonas da cidade e que acrescentam mais dois pulmões verdes à cidade e mais qualidade de vida”, acrescentou o autarca.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Exit mobile version