Esta quinta-feira de madrugada, um grupo de três homens foi detetado enquanto carregava duas máquinas retroescavadoras roubadas, para um camião, que se preparava para abandonar Portugal na posse das mesmas.
Estes dois veículos de terraplanagem haviam sido furtados no Norte de Portugal, um em Figueiredo, Braga, e a outra em Santo Tirso (em ambos casos, as lesadas foram pequenas empresas de construção civil).
Um familiar de um dos lesado neste crime explicou à Fama Rádio e Televisão que uma destas máquinas tinha “desaparecido” do local onde se encontrava estacionada, na madrugada de domingo para segunda-feira, já depois das 04:00, nas imediações da Junta de Freguesia de Figueiredo, em Braga.
Perante isto, o proprietário levou a cabo uma verdadeira investigação sobre o paradeiro da sua máquina retroescavadora, consultando com diversos particulares e empresas, no âmbito de detetar a passagem do veículo de grande porte em imagens de vídeovigilância.
Neste sentido, foi possível verificar que o ladrão conduziu a viatura nas imediações de um posto de abastecimento de combustíveis, na freguesia de Telhado cerca das 05:10, sendo momentos mais tarde detetado na freguesia de São Cosme, já pelas 06:20 da mesma madrugada.
Ao mesmo tempo, militares da Guarda Nacional Republicana do Núcleo de Investigação Criminal levavam a cabo uma patrulha para a cobertura deste local, onde recentemente havia sido registado um sinal de alerta do sistema GPS da máquina.
Com uma série de informações deste tipo, foi possível ao lesado definir um perímetro onde a máquina roubada estaria, embora sem saber a sua localização exata.
Sempre alerta para possíveis indícios que o levariam encontrar o seu veículo de trabalho, a presença de um camião de grande porte numa zona florestal em Requião gerou grandes suspeitas em alguns habitantes que, já cientes do roubo da máquina, alertaram o proprietário.
Este e outro indivíduo dirigiram-se imediatamente ao local, onde se depararam com o camião já carregado com a sua máquina e ainda outra da mesma marca.
Aqui, terão impedido a saída do camião com o veículo em se deslocaram, bloqueando a sua passagem e a possível fuga do condutor.
Os outros dois envolvidos, que terão conduzido as máquinas para o interior do camião, colocaram-se em fuga, um a pé e o outro num veículo ligeiro, estando ainda em parte incerta.
Mais tarde, foi possível verificar que no camião já se encontravam as guias de transporte devidamente preenchidas, que indicavam o destino de Madrid.
A mesma fonte revelou à Fama Rádio e Televisão que a proximidade deste local com a saída da autoestrada, assim como a distância semelhante (cerca de 15 quilómetros) entre o local de ambos os furtos leva a crer que os criminosos terão planeado ao detalhe esta operação.
O proprietário deverá recuperar ainda hoje a viatura alvo do furto, que se encontra ainda dentro do camião, que ficou estacionado num parque da GNR de Famalicão, nas imediações do canil.
O único detido deverá ser presente ao Tribunal, ainda esta quinta-feira.