Famalicão
Famalicão: Estação de Nine celebrou 148 anos da sua entrada em funcionamento
Celebraram-se, este domingo, os 148 anos da entrada em funcionamento da Estação Ferroviária de Nine, em Famalicão, uma infraestrutura da Linha do Minho e do Ramal de Braga.
Inauguradas no dia 21 de maio de as ligações entre Nine e Porto-Campanhã e Nine e Braga, estas servem como ponto de entroncamento com o Ramal de Braga, afirmando-se também como um importante entreposto de mercadorias, para a redistribuição dos diversos produtos na região do Minho.
O governo recebeu autorização para edificar a Linha do Minho em 1867, sendo o Conde de Réus responsável por contratar um engenheiro português para realizar o traçado da via férrea, que percorria o interior desde o Porto até Travagem, prosseguindo então pela faixa costeira. Mais tarde, o governo incumbiu outro engenheiro de traçar um novo percurso, que incluía desde o início um ramal para Braga. Esse novo traçado também passava por Travagem, seguindo posteriormente por Balasar e Necessidades até Esposende, onde prosseguiria ao longo do oceano, enquanto o Ramal de Braga acompanharia o Rio Este. Contudo, essa rota ficava distante demais de Famalicão e Barcelos, o que levou o governo a ordenar a realização de um novo traçado, onde já se marcava Nine como o ponto de partida do ramal para Braga.
![](https://famaradio.tv/wp-content/uploads/2023/05/Fotografia-antiga-da-Estacao-de-Nine-com-uma-carruagem-de-dois-pisos-no-centro-1024x692.jpg)
Fotografia antiga da Estação de Nine, com uma carruagem de dois pisos no centro. (Autor desconhecido)
![](https://famaradio.tv/wp-content/uploads/2023/05/Nine-Estacao-2022.jpg)
Estação de Nine 2022
Entre as intervenções mais significativas de que foi alvo, incluem-se os trabalhos de reparação na estação, levados a cabo pela Companhia dos Caminhos de Ferro Portugueses, em 1936, seguida da remodelação integral do eixo entre Braga e Faro e renovação parcial no troço entre Nine e Valença, resultando de um plano nacional para renovação das vias ferroviárias.
Já em 1990, o Gabinete do Nó Ferroviário do Porto implementou um plano para a instalação de sinalização eletrónica em todas as estações e ao longo da linha entre Porto – São Bento e Nine, bem como no Ramal de Braga.
Em 1996, estudava-se que a sinalização também seria modernizada no trecho seguinte da Linha do Minho, de Nine a Valença e em janeiro desse ano, foi concluído o estudo preliminar para a remodelação do trecho entre Lousado e Nine.
O trecho da Linha do Minho ao norte de Nine foi um dos alvos do Programa Operacional de Desenvolvimento das Acessibilidades (PRODAC), um fundo comunitário que esteve ativo de 1989 a 1993, com o propósito de melhorar as vias de comunicação em território português.
Já no século XXI, concluiu-se a modernização e eletrificação do trecho entre Nine e Lousado, em conjunto com o Ramal de Braga, um projeto que incluiu a ampliação e remodelação de todas as estações, incluindo Nine.
![](https://famaradio.tv/wp-content/uploads/2024/12/EM-DIRETO-Fama-Play-200-x-40-px-1600-x-1200-px.jpg)
-
Desportohá 1 dia
FC Famalicão já somou mais 100 milhões de euros na venda de jogadores desde o regresso à I Liga
-
Famalicãohá 1 semana
Famalicão: Duas pessoas feridas após atropelamento em Calendário
-
Bragahá 1 semana
Incêndio em viatura condicionou trânsito entre Famalicão e Braga esta manhã
-
Paíshá 5 dias
GNR e PSP fiscalizam condução sob efeito do álcool a partir desta terça-feira