Siga-nos nas redes

Famalicão

Famalicão promove semana dedicada ao teatro para crianças na idade dos “Porquês”

Publicado

em

A semana dedicada ao teatro para a infância e juventude que decorrerá em Vila Nova de Famalicão de 1 a 6 de junho, e visa despertar o gosto e a sensibilidade das crianças pelo teatro.

Ao todo são seis os espetáculos inseridos na programação da iniciativa, que nesta sua quarta edição volta a ter propostas para as famílias, mas também para o público escolar.

A semana do “Porquê?” arranca no dia 1 de junho, Dia Mundial da Criança, com o espetáculo “Pequenas Fábulas de La Fontaine”, da companhia Lua Cheia, em cena no Salão Paroquial do Louro e direcionado para o público escolar.

No dia 2 de junho, e também para as escolas, o Teatro e Marionetas de Mandrágora apresenta “O Meu Avô Sabe Voar”, no Salão Paroquial de Ribeirão.

“QUBIM” é a proposta para as famílias da Trupe Fandanga para o dia 3 de junho, na Casa da Pedreira, em Gondifelos.

O Salão Paroquial de Cavalões recebe, no dia 4 de junho, a peça “O Segredo do Rio – Conto”, apresentada pela companhia Chão de Oliva para o público escolar, e no dia 5, “Isto Aconteceu de Repente. Distorção”, da RedCloud Teatro de Marionetas, para o público geral.

O “Porquê?” termina no dia 6 de junho, no Salão Paroquial do Louro, com o espetáculo “Estranhões e Bizarrocos” de Joana Providência / ACE.

Para além destas 6 propostas teatrais, para o dia 4 de junho, às 18h00, está também agendada a conversa “Porquê o teatro para infância e juventude?” dedicada ao tema “A inclusão social nos processos de criação e programação cultural”. O momento decorrerá na Casa da Pedreira, em Gondifelos, contará Maria Vlachou (Acesso Cultura), Madalena Wallenstein (Centro Cultural de Belém / Fábrica das Artes) e Flávio Hamilton (Companhia de Teatro Art’Imagem) como convidados e será transmitida via streaming nas redes sociais da Associação Fértil Cultural.

Na conferência de imprensa de apresentação do festival que decorreu na passada segunda-feira, dia 17 de maio, o diretor artístico do “Porquê?”, Rui Leitão, lembrou que em Portugal são ainda poucos “os eventos dedicados à reflexão sobre o teatro para a infância e juventude”.

O responsável referiu ainda que o projeto tem uma relação muito próxima com o território famalicense, visando “fomentar a descentralização da cultura e a relação com a comunidade, nomeadamente, com a comunidade escolar”, uma vez que o objetivo do “Porquê” também passa por ajudar as escolas nos seus esforços educacionais no âmbito da formação estética e cívica.

Para o vereador da Cultura e Educação do município, Leonel Rocha, o “Porquê” é um exemplo de um projeto bem-sucedido de oferta cultural descentralizada” e “é muito mais do que um festival de teatro” dado que “pretende claramente ser um complemento à educação para a vida, para a cultura”. O responsável autárquico realçou a importância de se construir públicos, referindo que iniciativas como o “Porquê”, com programação própria pensada para o público infantojuvenil, potenciam o gosto pelo teatro no público mais novo e nas suas famílias.

Horários e mais informações em www.fertilcultural.org/.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Póvoa de Varzimhá 8 horas

Peregrinação Jubilar em honra da “Santinha de Balasar” realiza-se entre 21 e 25 de abril

Os dias entre 21 e 25 de abril assinalam a Peregrinação Jubilar em honra da “Santinha de Balasar”, uma celebração...

Economiahá 9 horas

Consumo de eletricidade em Portugal atingiu o nível mais alto de sempre neste início de 2025

 O consumo de eletricidade nos primeiros três meses de 2025 foi o mais elevado de sempre, tendo totalizado 14,1 terawatts-hora...

Famalicãohá 10 horas

Famalicão: Chuvas fortes chegam acompanhadas por trovoadas esta quarta-feira

A chuva regressa, esta quarta-feira, ao concelho de Famalicão, depois de uma série de dias de sol e céus limpos,...

Paíshá 11 horas

Roubo de viaturas aumentou 106,3% em 2024. Valor apenas superado pelo roubo de bancos

A criminalidade violenta e grave aumentou 2,6% no ano passado em relação a 2023, com 14.385 crimes registados, enquanto a...

Famalicãohá 11 horas

Famalicão: INAC teme pelo seu futuro após venda “iminente” das suas instalações

O Instituto Nacional de Artes do Circo (INAC), cujas instalações se localizam na área comercial Central Park, na vila de...

Paíshá 12 horas

Violência nas Escolas: Diretores pedem “reforço” ao Governo para poder lidar com a atual situação

Os diretores escolares apelam ao Governo para que reforce as equipas de psicologia nas escolas onde há mais casos de...

Bragahá 13 horas

Braga: Assaltantes levaram todo o ouro e relógios de uma ourivesaria no centro da cidade

Uma ourivesaria, localizada no centro da cidade de Braga, foi alvo de um meticuloso assalto, levado a cabo na madrugada...

Famalicãohá 14 horas

Famalicão: Funeral de Joaquim Moniz Ferreira realiza-se esta quarta-feira

Realiza-se, esta quarta-feira, o funeral de Joaquim Moniz Ferreira, figura emblemática do concelho, que esteve ligado à Assembleia da União...

Desportohá 14 horas

Sub-23 do FC Famalicão vencem Gil Vicente com dois golos de Zabiri

A formação sub-23 do FC Famalicão disputou, esta terça-feira, a jornada 10 da Fase de Apuramento de Campeão da Liga...

Famalicãohá 14 horas

Famalicão: “Fado no Café da Casa” regressa a 10 de abril com Lurdes Silva e Mariana Correia

A Associação Cultural & Artística Famalicão Fado – ACAFADO, convida para mais uma noite de música ao vivo, com a...

Arquivo

Mais Vistos