Famalicão já se encontra em contagem decrescente para mais uma edição das Festas Antoninas, que se realizam, entre os dias 07 e 13 de junho.
Com um cartaz repleto de atrações musicais destacam-se as atuações de Tony Carreira, no dia 9, Buba Espinho, a 13, Wet Bed Gang, a 7 de junho, e Sons do Minho, no dia 8.
Mas a oferta das Festas Antoninas de Famalicão não se resume apenas à música, contando com diversas propostas para todos os gostos e idades.
O foco vai obviamente para o grandioso desfile das Marchas, que está marcado para a noite do dia 12 de junho, véspera de feriado municipal, nos jardins dos Paços do Concelho, a partir das 21:15.
Aqui estarão presentes 10 associações locais, nomeadamente a Associação Recreativa e cultural Flor do Monte, Associação Coração Vale S. Cosme, Associação Cultural e Desportiva S. Martinho de Brufe, ARCA – Associação Recreativa e Cultural de Antas, Associação Unidos de Avidos, Associação Cultural Recreativa S. Pedro de Riba D’Ave, Associação Sentir a Terra – União Gondifelos, Cavalões e Outiz, Comissão de Festas Divino Salvador de Ruivães, LACS – Associação Cultural S. Salvador da Lagoa e a estreia da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Famalicenses.
No dia 7 de junho, a noite dos “Toninho’s” irá atrair os mais jovens para dançar e celebrar. Neste dia, as festividades serão inauguradas pelas Marchas Infantis, onde as crianças desfilarão pela cidade, exibindo toda a sua criatividade e entusiasmo.
No dia 8 de junho, terá lugar mais um Encontro de Cavaquinhos, proporcionando um ambiente musical tradicional. No dia 9, haverá uma tarde de Música Popular na Praça e o Grande Prémio de Atletismo Bernardino Machado, incentivando a prática desportiva.
O desfile “Tocá Bombar”, o Desfile Etnográfico e o Festival de Folclore serão os destaques do dia 10 de junho. A Banda Myllenium atuará no dia 11, prometendo animar os presentes com sua música.
A vertente religiosa das Festas Antoninas terá lugar no feriado de 13 de junho, com a procissão em honra de Santo António percorrendo as principais ruas da cidade. Antes disso, pela manhã, será celebrada a Missa e a tradicional distribuição do Pão, cumprindo uma tradição secular.
A animação das festas também inclui a Caminhada Camiliana e, para os mais aventureiros, a 8.ª Descida Mais Louca, organizada pela ARCA. O encerramento das festividades será marcado por uma sessão piromusical, um espetáculo de luzes e música que promete encantar todos os presentes.