Famalicão
Famalicão: Conheça o cartaz para esta edição das Festas Antoninas

As Festas Antoninas, um dos maiores eventos do concelho de Famalicão, estão de regresso entre os dias 06 e 13 de junho, prometendo encher a cidade de alegria, cor e animação. Com um programa repleto de concertos, desfiles, tradições religiosas e atividades desportivas, esta celebração dos Santos populares traz o aroma das sardinhas assadas, o sabor das farturas e o encanto dos manjericos, numa celebração que combina o espírito popular com a riqueza cultural.
A música será um dos pontos altos das Antoninas 2025. No dia 6 de junho, SLOW J inaugura as festas com um concerto vibrante, seguido do arraial “Toninho’s”, que promete atrair os mais jovens com atuações de DJs. No dia 8, Valter Lobo sobe ao palco, enquanto a 9 de junho, a fadista Mariza e a Jovem Orquestra de Famalicão (JOF) irão proporcionar um momento memorável de música ao vivo. O encerramento, a 13 de junho, ficará a cargo de Nuno Ribeiro.
Além da música, as Antoninas oferecem uma programação diversificada com diversas atividades nas ruas da cidade, devidamente decoradas para a grande festa. O ponto alto será o desfile das Marchas Antoninas, classificado como Património Cultural Imaterial de Portugal, que terá lugar a 12 de junho, às 21h15. Inspiradas no tema “Camilo Castelo Branco em Vila Nova de Famalicão”, em homenagem ao bicentenário do nascimento do romancista, as marchas reúnem nove associações do concelho: A.R.C.A. (Antas), Unidos de Avidos, Flor do Monte (Carreira), Associação do Coração (Vale São Cosme), S. Pedro de Riba de Ave, LACS (S. Salvador da Lagoa), A.C.D.S.M. Brufe, Sentir a Terra (Gondifelos, Cavalões e Outiz) e Bombeiros Voluntários Famalicenses.
As crianças também têm lugar de destaque com as Marchas Infantis, no dia 6 de junho, às 14h30, onde os mais pequenos desfilam com arquinhos e alegria contagiante. A animação inclui ainda concertos de Pedra D’Água (6 de junho), Ivo Abrantes e Costinha (7 de junho), Fammashow (11 de junho) e Teresa Tapadas (12 de junho), além do 6º Festival de Cavaquinhos, uma tarde de música popular na Praça e eventos como a 18ª Caminhada Camiliana, o 11º “Tocá Bombar”, o Desfile Etnográfico “Tons de Festa” e o Festival de Folclore, todos no dia 10 de junho.
A vertente religiosa mantém-se como pilar das festas. No dia 13 de junho, feriado municipal, realiza-se a Missa seguida da distribuição do Pão de Santo António, uma tradição centenária que reúne milhares de pessoas na Rua Alves Roçadas, junto à Capela de Santo António. A procissão em honra do padroeiro, que percorre as principais ruas da cidade às 16h00, é outro momento marcante.O desporto também ganha destaque com várias provas, incluindo o 14º Grande Prémio de Atletismo Bernardino Machado, a 8 de junho.
As Festas Antoninas integram o Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial, reforçando a sua importância cultural e a ligação ao projeto “Romarias do Minho”.

-
Famalicãohá 1 semana
Famalicão sem chuva esta quarta-feira. “Mínimas” descem três graus
-
Desportohá 6 dias
FC Famalicão quer despedir-se desta edição da I Liga oferecendo uma “alegria aos adeptos”
-
Famalicãohá 3 dias
Eleições Legislativas: AD vence em Bente e Carreira. PS fica no 2.º lugar
-
Famalicãohá 3 dias
AD vence em Requião