Famalicão
Portugal contabiliza 23 casos de infeção com varíola dos macacos (monkeypox)
Mais nove casos de infeção pelo vírus Monkeypox foram confirmados em Portugal, totalizando 23, anunciou esta sexta-feira a Direção-Geral da Saúde (DGS), que aguarda resultados relativamente a outras amostras.
Em comunicado, a DGS explica que os novos casos foram confirmados pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) ao final do dia de quinta-feira e, entre as amostras disponíveis, “foi identificada, através de sequenciação, a clade (subgrupo do vírus) da África Ocidental, que é a menos agressiva”.
De acordo com a DGS, os casos identificados mantêm-se “em acompanhamento clínico, encontrando-se estáveis e em ambulatório”.
“Estão em curso os inquéritos epidemiológicos dos casos suspeitos que vão sendo detetados para se poder identificar cadeias de transmissão e potenciais novos casos e respetivos contactos”, acrescenta.
Na nota, a autoridade de saúde recomenda os indivíduos que apresentem lesões ulcerativas, erupção cutânea, gânglios palpáveis, eventualmente acompanhados de febre, arrepios, dores de cabeça, dores musculares e cansaço a procurarem aconselhamento clínico.
Perante sintomas suspeitos, a DGS aconselha as pessoas a abster-se de contacto físico direto com outras e de partilhar vestuário, toalhas, lençóis e objetos pessoais enquanto estiverem presentes as lesões cutâneas, em qualquer estadio, ou outros sintomas.
“A DGS continua a acompanhar a situação a nível nacional em articulação com as instituições europeias”, acrescenta.
-
Famalicãohá 1 semana
Cabana do Pai Natal recolhe alimentos e produtos de higiene para apoiar famílias carenciadas
-
Paíshá 1 semana
900 trabalhadores em “lay-off” na Maia após quebra de vendas em empresa de componentes para automóveis
-
Desportohá 5 dias
Famalicense Tomás Araújo renova com o Benfica até 2029: “Contem comigo!”
-
Paíshá 3 dias
Corpo de homem encontrado esta manhã numa praia em Vila Nova de Gaia