Siga-nos nas redes

Desporto

FC Famalicão 2020/2021: Três treinadores, fundo da tabela e recuperação repentina (Resumo da época)

Publicado

em

O Famalicão atingiu os objetivos a que se propôs no início da época, ao garantir a permanência da I Liga portuguesa de futebol, apesar do percurso conturbado.

Mesmo assim, e apesar de ter alcançado a manutenção tardiamente, chegou à última jornada com possibilidades de alcançar a um lugar europeu, ainda que não dependesse de si para o conseguir.

emissão em direto da famatv

O Famalicão que vinha da melhor época de sempre, alcançando o sexto lugar da classificação e tendo discutido até à última jornada um lugar nas competições europeias, deixava, no arranque da temporada, grandes expectativas, pelos resultados do ano anterior e também a grande reestruturação feita na equipa.

Com a saída das principais figuras da equipa, casos de Pedro Gonçalves, que rumou ao Sporting, Toni Martinez, que assinou pelo FC Porto, ou Diogo Gonçalves, de regresso ao Benfica, a SAD famalicense teve de construir uma equipa de raiz, mantendo, no entanto, o treinador João Pedro Sousa.

O arranque da época, que aconteceu em setembro devido à pandemia de covid-19, foi feito com 22 ‘caras novas’. No primeiro jogo, em casa, com o Benfica (1-5), o Famalicão mostrou logo que a dinâmica não era a mesma e deixou bem visíveis grandes lacunas na ‘engrenagem’ preparada pelo técnico.

Em janeiro, e com a equipa a ocupar o 16.º lugar, com 14 pontos em 16 jornadas, e já afastada da Taça de Portugal, João Pedro Sousa deixou o comando técnico do grupo famalicense.

Para o seu lugar, entrou Jorge Silas, sendo que também foram incorporados reforços que acabaram por ser decisivos para que os famalicenses conseguissem garantir a permanência, como é o caso de Diogo Figueiras, Ivo Rodrigues, Kraev ou Heriberto.

Mas, o percurso de Silas em Famalicão não foi longo. O ex-treinador do Sporting tinha assinado por um ano e meio com os minhotos e somou apenas cinco pontos nos seis jogos que comandou a equipa, deixando-a em zona de descida.

Seguiu-se Ivo Vieira. O técnico assumiu, logo à partida, o objetivo de tirar a equipa dos lugares de descida, querendo garantir a permanência no escalão principal o mais depressa possível. E, na verdade, o treinador português iniciou um ciclo positivo de quatro jogos sem perder, que trouxe uma nova confiança aos famalicenses.

A duas jornadas do fim, o Famalicão venceu o Vitória de Guimarães, garantindo a permanência. Depois disso, ficou na expectativa por um lugar nas provas europeias, ainda assim, não dependendo de si. Acabou por ficar no nono lugar, com 40 pontos.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

LER JORNAL

pub

Artigos Recentes

Famalicãohá 2 horas

Famalicão: Segunda-feira com previsões de chuva e “máximas” de 19.º graus

Famalicão espera, esta segunda-feira, mais um dia com previsões de chuva, embora apenas entre as 13 e as 16:00, de...

Famalicãohá 2 horas

Trabalhos de limpeza condicionam trânsito no centro de Famalicão esta segunda-feira

Esta segunda-feira, dia 20 de maio, a circulação rodoviária será condicionada ao longo do dia no centro da cidade de...

Paíshá 2 horas

Clarão nos céus foi um “bólide” que percorreu 500 quilómetros sobre Portugal e caiu no mar

Iluminou o céu de Portugal e Espanha. Os astrónomos classificam cientificamente de “bólide” o que foi visto na última noite....

Desportohá 3 horas

Famalicense Ana Marinho vence Corrida da Mulher no Porto

A atleta famalicense Ana Marinho venceu a Corrida da Mulher, que aconteceu este domingo, 19 de maio, no Porto. A...

Famalicãohá 4 horas

ADFA celebra meio século em Famalicão a prestar apoio a mais de 350 associados

A Associação de Deficientes das Forças Armadas de Famalicão celebrou este domingo, 19 de maio, 50 anos.A nível nacional a...

Famalicãohá 6 horas

Famalicão: Hino da Família ao vivo fecha a Semana da Família e da Interculturalidade

As comemorações da Semana da Família e da Interculturalidade de Vila Nova de Famalicão terminam este domingo e, durante o...

Famalicãohá 7 horas

Famalicense Inês Martins entre as 20 finalistas do concurso de mordoma do cartaz da Romaria d’Agonia de Viana do Castelo

A jovem Inês Martins, membro do Grupo Infantil e Juvenil de Gavião, Vila Nova de Famalicão, participou no concurso de...

Desportohá 7 horas

Famalicão: GD Joane sagra-se campeão e está de regresso aos nacionais de futebol

O GD Joane é o campeão 2023/2024 da Pró Nacional da AF Braga. Para além do título de campeão, o...

Desportohá 7 horas

Já estão as inscrições abertas para o XIII Grande Prémio de Atletismo Bernardino Machado

Já se encontram abertas as inscrições para a 13.ª edição do Grande Prémio de Atletismo Bernardino Machado, uma prova organizada...

Famalicãohá 8 horas

Clarão nos céus de Portugal será possível queda de meteorito. Proteção Civil admite novas buscas esta manhã

Um intenso clarão de luz irrompeu este sábado à noite por todo o país, pouco depois das 23h45, deixando todos...

Arquivo

Mais Vistos