A jovem Inês Martins, membro do Grupo Infantil e Juvenil de Gavião, Vila Nova de Famalicão, participou no concurso de seleção da mordoma do cartaz da Romaria d’Agonia, que decorreu na sexta-feira, dia 17 de maio.
Inês Martins conseguiu o feito de ter sido selecionada para as 20 finalistas que tiveram a honra de desfilar no palco do Teatro Sá de Miranda, em Viana do Castelo.
A Inês envergou o traje de mordoma tipicamente vianense, da Areosa, freguesia da orla marítima de Viana do Castelo. Um traje com dezenas anos cujo lenço, usado por várias gerações, tem mais de um século. Com motivos relacionados com o mar, o traje da Areosa remete, sobretudo, para o trabalho do campo. O ouro é um componente fundamental no traje de mordoma e é, também, herança de várias gerações.
Apesar de não ter vencido a final, a famalicense, tal como as restantes concorrentes, tem, agora, a oportunidade de desfilar no Cortejo da Romaria.
“A ousadia de ter sido a primeira famalicense a concorrer ao cartaz da Romaria, e a fazer parte do lote de 20 finalistas de entre mais de 50 candidatas oriundas de Viana do Castelo é, por si só, um grande sucesso. Em Agosto havemos de ir a Viana para ver a nossa bonita mordoma Inês Martins”, sublinha a nota enviada à imprensa pela Associação Amarcultura, que apoiou a participação da jovem famalicense no concurso.