
A obra de reabilitação da esquadra da PSP de Vila Nova de Famalicão vai sofrer um aumento de custos na ordem dos 195 mil euros, elevando o investimento total para mais de 1,49 milhões de euros. Este acréscimo resulta da necessidade de realizar trabalhos complementares que não estavam incluídos no projeto inicial.
A aprovação da execução destes trabalhos foi já deliberada em reunião de Câmara. De acordo com a empresa responsável pela empreitada, o projeto original não previa determinadas intervenções que se tornaram necessárias face ao “estado bastante degradado do edifício”. A construtora assinala ainda a existência de “incongruências” no projeto que agora obrigam a correções adicionais.
Entre os novos trabalhos a executar estão o isolamento de fachadas, substituição de revestimentos em mau estado, instalação e adaptação de tetos falsos em gabinetes, correção de desníveis em pavimentos e paredes, bem como retificações em caixas de saneamento e pluviais – alterações que apenas foram identificadas após o início das demolições.
A intervenção arrancou em novembro de 2024 e deverá prolongar-se até ao primeiro trimestre de 2025. Apesar das obras, os serviços da PSP mantêm-se em funcionamento, agora instalados provisoriamente em duas casas de função anexas à esquadra, enquanto as camaratas dos agentes foram transferidas para o ginásio. A reabilitação era há muito aguardada e visa garantir melhores condições de trabalho e atendimento ao público.