Siga-nos nas redes

Famalicão

Famalicão: Deputada do PAN acusa suinicultora de Fradelos de pôr em causa saúde pública

Publicado

em

A deputada do PAN (Pessoas-Animais-Natureza) Bebiana Cunha criticou hoje o funcionamento de uma suinicultora em Fradelos, Vila Nova de Famalicão, considerando que põe em causa a saúde pública e a qualidade de vida das populações.

Após uma visita ao local, no distrito de Braga, Bebiana Cunha disse que aquela exploração “não tem capacidade para tratar os efluentes”, provocando odores de tal forma intensos que impedem os vizinhos de manterem abertas portas ou janelas das suas casas.

“E o problema é que está em curso um pedido para aumentar, em 50%, o número de porcas reprodutoras, que atualmente já ascende a 800. O que o PAN acha é que o debate deveria ser no sentido de reduzir, face à manifesta incapacidade de tratamento dos efluentes”, acrescentou.

Bebiana Cunha disse que a contestação dos moradores já se arrasta há mais de quatro anos, tendo entretanto sido tomadas algumas medidas que, no entanto, não resolveram o problema.

Segundo adiantou, foi feita por uma entidade independente, a pedido do delegado de saúde, uma avaliação que conclui pela existência de uma “concentração de odores acima do aceitável” na zona da exploração.

“Em vez de se falar em aumento da capacidade da exploração, pensamos que o grande enfoque deveria ser na saúde pública”, referiu.

Segundo adiantou, o PAN vai dar entrada na Assembleia da República com um requerimento para ouvir os ministros da Saúde, do Ambiente e da Agricultura sobre a Estratégia Nacional para os Efluentes Agropecuários e Agroindustriais.

O objetivo é que o Governo esclareça quais os planos, respetivos trâmites e as implicações daquela estratégia na saúde pública, no meio ambiente e na agricultura.

“A saúde pública não pode ser prejudicada a qualquer custo. É inadmissível que as pessoas sejam obrigadas a equacionar a saída das suas casas para que uma exploração agrícola possa crescer”, acrescentou Bebiana Cunha.

Para aquela deputada do PAN, as direções regionais de Agricultura não podem continuar a dar “carta branca” a tudo o que é exploração pecuária, sem depois cuidar de fiscalizar as suas condições de funcionamento.

Lembrou que, no caso de Fradelos, a suinicultura está implantada a 100 metros das casas mais próximas.

“Os efluentes vão para onde? Não sabemos. Mas sabemos para onde vão os odores, verdadeiramente insuportáveis”, rematou.

Hoje, uma outra deputada do PAN, Inês Sousa Real, visitou uma suinicultura em Póvoa da Isenta, Santarém, com queixas e problemas idênticos aos registados em Fradelos.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

PASSOU EM DIRETO

Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Famalicãohá 13 horas

3ª marcha LGBTQIAP+ saiu para a rua para defender os direitos da comunidad

Eram poucos, mas com vontade de gritar a plenos pulmões os direitos que defendem para a comunidade LGBTQIAP+.A 3ª marcha...

Famalicãohá 16 horas

Mais de 500 detidos pela PSP esta semana

A PSP deteve, na última semana, 504 pessoas em todo o país. Destas detenções, 145 dizem respeito a crimes rodoviários,...

Famalicãohá 18 horas

Festas em honra do Santíssimo Sacramento em Brufe

No próximo dia 30 de junho, começam as festividades em honra do Santíssimo Sacramento, na freguesia de Brufe. Para além...

Famalicãohá 19 horas

Está de regresso o Mel – piquenique das artes na Devesa

O Mel – piquenique das artes, regressa ao Parque da Devesa no próximo fim de semana, 29 e 30 de...

Famalicãohá 20 horas

Hoje joga a nossa seleção

Portugal entrou a vencer no Euro’2024 e, apesar da dose de sofrimento para bater a Chéquia (2-1), prepara-se agora para...

Famalicãohá 21 horas

Marcha LGBTQIAP+ sai hoje para a rua em Famalicão

Sob o tema “As cores da liberdade” a 3ª marcha pelos direitos LGBTQIAP+ vai para a rua esta tarde a...

Paíshá 1 dia

Parlamento aprovou fim das SCUTS

O parlamento aprovou hoje em votação final global a proposta do PS para eliminar as portagens nas ex-SCUT e nos...

Famalicãohá 1 dia

Famalicão: Colisão no parque de estacionamento do E.Leclerc faz um ferido

Uma pessoa ficou ferida, na tarde desta sexta-feira, na sequência de uma colisão rodoviária no parque de estacionamento do E....

Famalicãohá 2 dias

Famalicão apresenta novo projeto dedicado à Ciência e à Inovação (2024-06-21)

A Semana da Inovação e Ciência terminou, esta sexta-feira, em Famalicão com a apresentação do projeto de requalificação e adaptação...

Vídeoshá 2 dias

3º Convívio das Academias Seniores de Vila Nova de Famalicão

Realizou-se esta sexta feira o terceiro piquenique anual das Academias Seniores de Vila Nova de Famalicão. O programa das Academias Seniores, dinamizado pelo Município de...

Arquivo

Mais Vistos