Siga-nos nas redes

Famalicão

Beneficiários do complemento solidário para idosos com acesso gratuito a certos medicamentos

Publicado

em

Os cidadãos portugueses beneficiários do complemento solidário para idosos passam a ter acesso gratuito a certos medicamentos nas farmácias.

De acordo com uma análise detalhada, levada a cabo pela DECOProteste (Defesa do Consumidor) a medida recente abrange apenas os cidadãos que recebem o complemento solidário para idosos, grupo que já usufruía de um desconto de 50% sobre a parte do medicamento não comparticipada pelo Estado em medicamentos sujeitos a receita médica.

A partir deste momento, os medicamentos tornam-se gratuitos para esta parcela da população, que atualmente representa cerca de 140 mil pessoas.

Nesta, estão previstos apenas os medicamentos sujeitos a receita médica, não sendo contemplados quaisquer tipo de descontos ou isenções para medicamentos de venda livre, mesmo que sujeitos a prescrição médica.

A medida beneficia apenas os idosos que recebem mensalmente o complemento solidário para idosos. Os cidadãos elegíveis para este apoio social podem solicitá-lo à Segurança Social e só após a sua atribuição terão acesso gratuito aos medicamentos sujeitos a receita médica.

Por outro lado, os pensionistas que não recebem o complemento solidário para idosos, mas são beneficiários do Regime Especial de Comparticipação de Medicamentos (RECM), continuam a ter acesso a uma majoração na comparticipação (regime concedido a pensionistas com rendimentos anuais inferiores a 14 salários mínimos que apresentem anualmente o documento comprovativo deste regime no centro de saúde).

A comparticipação do Estado para pensionistas com RECM é alargada para 95% nos medicamentos normalmente comparticipados em 90%. As comparticipações de 69% são alargadas para 84%, enquanto as de 37% sobem para 52% para estes utentes, explica a mesma comunicação.

O complemento solidário para idosos é atribuído a cidadãos que tenham atingido a idade da reforma (66 anos e 4 meses, atualmente) e que tenham rendimentos anuais iguais ou inferiores a 6608 euros. Para casados ou unidos de facto, são considerados rendimentos anuais iguais ou inferiores a 11 564 euros.

Os idosos abrangidos pela medida podem continuar a adquirir os seus medicamentos em qualquer farmácia, como antes. Apenas precisam de apresentar a receita médica ao farmacêutico. O sistema informático da farmácia já terá a informação de que o utente tem direito a uma comparticipação de 100%, que será aplicada automaticamente, explica a DECO.

O regime de comparticipações previsto para beneficiários do complemento solidário para idosos (CSI) e do Regime Especial de Comparticipação de Medicamentos (RECM) já permitia que muitos idosos obtivessem alguns dos seus medicamentos sujeitos a receita médica sem custos. Em geral, a gratuidade é alcançada quando o utente opta por medicamentos genéricos.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

PASSOU EM DIRETO

Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Economiahá 9 horas

Risco de pobreza e exclusão social afeta uma em cada cinco pessoas em Portugal

O risco de pobreza ou exclusão social afeta já uma em cada cinco pessoas em Portugal, alertou hoje a Rede...

Famalicãohá 9 horas

Famalicão: Colisão rodoviária faz um ferido na freguesia de Cruz

Uma pessoa ficou ferida, ao final da noite desta quinta-feira, na sequência de uma colisão rodoviária envolvendo um veículo ligeiro...

Famalicãohá 10 horas

Famalicão celebra nova estação com o Mercado de Outono este sábado e domingo

Famalicão assinala a chegada do outono com mais uma sessão da iniciativa “Vai à Vila”, promovida pela Câmara Municipal, este...

Famalicãohá 11 horas

Famalicão: Céus nublados e alguma chuva prevista para esta sexta-feira

Famalicão espera, esta sexta-feira, um dia com algumas previsões de chuva, que se devem agravar apenas a partir do final...

Guimarãeshá 12 horas

Falência da Coelima deixa bancos com perdas de mais de 12 milhões de euros

A empresa vimaranense Coelima, que se dedicou á produção têxtil durante praticamente um século, irá deixar os credores da sua...

Famalicãohá 13 horas

Famalicão: Festival YMotion recebeu número recorde de candidaturas nesta edição

Depois de terminado o prazo para o envio dos projetos referentes ao Ymotion – Festival de Cinema Jovem de Famalicão,...

Famalicãohá 14 horas

Famalicão: Festival Soul de Inverno está de regresso à Casa das Artes em novembro

Está de regresso à Casa das Artes de Famalicão o festival Soul de Inverno, que traz aqui diversos nomes nacionais...

Paíshá 14 horas

Portugal registou menos 430 nascimentos nos primeiros nove meses de 2024

Portugal registou menos 430 nascimentos nos primeiros nove meses do ano face ao período homólogo de 2023, segundo dados relativos...

Bragahá 15 horas

Homem detido com haxixe e MDMA junto à Universidade do Minho esta madrugada

Um homem de 38 anos foi detido, esta madrugada, em Braga, suspeito do crime de tráfico de estupefacientes, informa a...

Famalicãohá 15 horas

Lions Clube de Famalicão oferece ecógrafo de mais de 7.300 euros ao Hospital de Famalicão

O Lions Clube de Famalicão preocedeu à entrega de um dispositivo no valor de mais de 7.300 euros ao Centro...

Arquivo

Mais Vistos