Mário Oliveira, ex-professor das Escolas Didáxis de Vale S. Cosme e Riba de Ave, assim como do Colégio do Ave, foi distinguido pela Federação Internacional de Xadrez (FIDE) como um dos 100 Educadores do Ano na promoção desta modalidade como ferramenta educativa, o único português visado com tal mérito.
Tal “Certificado de Reconhecimento” surge na sequência do trabalho que desenvolveu na promoção do xadrez como instrumento pedagógico, e do seu impacto positivo junto das comunidades escolares:
“O contributo do Professor Mário Oliveira para o avanço do xadrez enquanto ferramenta educativa, bem como o impacto contínuo na vida de estudantes, famílias e comunidades escolares”, referiu o representante da FIDE Dominic Cross no decorrer da cerimónia, inserida no encerramento do Campeonato Nacional Feminino e do Torneio de Xadrez que assinalou os 50 anos da Didáxis.
Sobre o prestígio e reconhecimento proporcionados por esta nomeação, Mário Oliveira revela encarar tais como “um importante incentivo para continuar a promover o xadrez como instrumento de desenvolvimento cognitivo, social e emocional junto de crianças e jovens, enriquecendo as suas competências e capacidade de concentração, com um impacto duradouro na sua educação e desenvolvimento social”.
Este agradeceu o apoio dos polos de ensino da Didáxis e Colégio do Ave, que possibilitaram a adoção de tal modalidade como meio de desenvolvimento de diversas competências, tão distintas como a matemática e cidadania, no percurso e formação dos jovens e crianças.